Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

08/03/2014

CHOVE EM 43 CIDADE DO CEARÁ NESTE SÁBADO

A Funceme (Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos) registrou chuvas em 43 municípios do Ceará neste sábado (8). Seis deles tiveram precipitação superior a 50 mm, conforme o órgão. O destaque ficou por conta de Crateús, que registrou chuva de 192 mm. 

Outros municípios também marcados pela precipitação neste sábado foram Granja (80 mm), Chaval (72 mm), Ipaporanga (65 mm), Meruoca (59 mm) e São Benedito (53 mm).

Neste sábado, conforme a Funceme, podem ser observadas muitas nuvens sobre todo o Estado. A nebulosidade decorre da atuação do Vórtice Ciclônico de Alto Nível (VCAN) entre o Nordeste do País e o Oceano Atlântico.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/ceara-tem-chuva-em-43-municipios-neste-sabado-crateus-registra-192-mm-1.841566

NADA DE ESTRANHO: FANTÁSTICO VAI MOSTRAR RETRATO DRAMÁTICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Neste domingo, vocês vão ver o retrato mais dramático já mostrado da educação no Brasil. Para ir à aula, algumas crianças precisam pegar um caminhão de madrugada.
Entrar na própria escola não é fácil. Responsáveis atravessam com crianças no colo para que elas não pisem em poças. Dentro das salas de aula, falta tudo. Quando precisam ir ao banheiro, os estudantes usam o mato.Por que é assim? É possível mudar?


Opinião: Enquanto tivermos governantes incompetentes que não pensam que o caminho para o desenvolvimento for a educação não teremos avanços sociais. É triste ver estampada em jornais a noticia de que o aumento do piso salaria foi de  8,32%, lamentavel, Enquando se investe altos valores em obras para a copa, temos Brasil a fora escolas caindo os pedaços a contar que um aluno matriculado na rede pública vale menos que um preso que recebe o auxilio reclusão de  R$ 915, isso é Brasil.

08 DE MARÇO - FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER


UVA LANÇA EDITAL DE ABERTURA PARA O VESTIBULAR 2014.2

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, através da Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS, torna público o presente Edital, para conhecimento dos interessados, disciplinando as condições do PROCESSO SELETIVO 2014.2, destinado ao preenchimento das vagas dos cursos de graduação desta Universidade.
O período de inscrição será de 14 de março a 04 de abril de 2014 exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.brpodendo. O candidatos que desejar solicitar desconto ou isenção da taxa de inscrição deverão efetuar sua inscrição somente nos dias 14, 17, 18,20 e 21 de março de 2014, e entregar a documentação exigida à CEPS, nos horários de 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas. 
As provas ocorrerão domingo, dia 01 de junho de 2014.

Livros indicados

1. Iaiá Garcia, de Machado de Assis 
2. Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo 
3. Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo 
4. A Carne, de Júlio Ribeiro 
5. O Seminarista, de Bernardo Guimarães 


Para ver o edital clique aqui

MASTERCARD E VISA SE UNEM POR SEGURANÇA DE PAGAMENTOS

As companhias de cartões de crédito MasterCard e Visa anunciaram nesta sexta-feira a formação de um grupo para melhorar a segurança de sistemas de pagamento, em um movimento que segue vários casos de violação de dados em lojas dos Estados Unidos.

O novo grupo, que incluirá cooperativas de crédito, varejistas e associações comerciais, irá inicialmente focar na adoção da tecnologia de chip "EMV", informaram em comunicado Visa e Mastercard.

A tecnologia, já usada na Europa e Ásia, guarda informação em chips em vez de nas tradicionais faixas magnéticas, tornando mais difícil a falsificação dos cartões. Os cartões também podem exigir - dependendo do emissor - que os usuários insiram um número de identificação pessoal ou PIN, para fazer compras, adicionando um item de segurança.

EMV significa Europay, MasterCard e Visa, as empresas que lançaram a tecnologia.

A formação do grupo ocorreu após uma série de brechas de segurança em varejistas nos Estados Unidos, incluindo uma que atingiu a rede Target no ano passado e que envolveu o roubo de informações de 40 milhões de cartões de crédito e débito.

Exame
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/mastercard-e-visa-se-unem-por-seguranca-de-pagamentos

POLICIAIS CIVIS DE SOBRAL SE MANIFESTARAM ASSIM CONTRA A VIOLÊNCIA



Foto: Facebook Xaxandre Pinto

FACEBOOK VAI MUDAR O DESIGN NOVAMENTE

As mudanças não serão tão dramáticas como da última vez.
O Facebook vai mudar novamente o design do feed de notícias. Quer a versão para computador quer a versão para telemóvel vai manter-se "praticamente igual".

As fotografias vão ser maiores, a fonte de texto vai mudar, os botões e os links vão mudar ligeiramente. 

Esta mudança acontece um ano depois de o Facebook ter alterado ter feito a última actualização. No entanto, estas mudanças não vão ser tão dramáticas. 

Ionline
http://www.ionline.pt/artigos/tecnologia/facebook-vai-mudar-design-novamente

07/03/2014

COREAÚ RECEBERÁ CAMINHÃO PIPA NA PRÓXIMA SEGUNDA (10)

O Governo Federal concluirá na próxima segunda-feira (10) a entrega dos cinco equipamentos do PAC Máquinas no Estado do Ceará. A solenidade de entrega de duas motoniveladoras, 59 caminhões pipa, 41 caminhões caçamba e 70 pás enchedeiras contará com a presença do deputado federal José Guimarães (PT-CE), governado Cid Gomes e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. O evento acontecerá no Parque de Exposição César Cals, em Fortaleza.

No total, 142 municípios cearenses estão sendo atendidos pelo PAC Máquinas nesta última entrega, sendo que 30 destes receberão dois equipamentos simultaneamente. Até fevereiro, 181 municípios cearenses já haviam recebidos retroescavadeiras, 179  foram atendidos com motoniveladoras, 120 com caminhões pipa, 140 com caminhões caçamba e 32 com pás enchedeiras.

"Com esta última entrega concluímos aquilo que foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado, com todos os municípios cearenses recebendo todos os cinco veículos do PAC Máquinas", declarou o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Confira a lista de municípios e dos equipamentos que serão entregues:

CAMINHÕES PIPA
Abaiara, Acarape, Altaneira, Antonina do Norte, Ararendá, Arneiroz, Baixio, Banabuiú, Barroquinha, Campos Sales, Caridade, Catarina, Catunda, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Ererê
Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granjeiro, Groaíras, Guaíuba, Guaramiranga, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Ipaumirim, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribara, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Martinopole, Miraíma, Moraújo, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Orós, Pacajus, Pacoti, Pacujá, Palmácia, Paracuru, Penaforte, Pindoretama, Potiretama, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Senador Sá, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Varjota.

PÁS CARREGADEIRAS
Aratuba, Aiuaba, Alto Santo, Aracati, Aracoiaba, Araripe, Assaré, Aurora, Barreira, Barro, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Capistrano, Cariré, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Caucaia, Cedro, Choró, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Ipueiras, Itapagé, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Massapê, Milagres, Milhã, Monsehor Tabosa, Morrinhos, Ocara, Paraipaba, Pentecoste, Pereiro, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Trairi e Ubajara.

MOTONIVELADORAS
Eusébio e Itaitinga

CAMINHÕES CAÇAMBA
Abaiara, Alcântaras, Altaneira, Apuiarés, Arneiroz, Baixio, Barbalha, Barroquinha, Caridade, Chorozinho, Ererê, Eusébio, Fortim, General Sampaio, Granjeiro, Guaíuba, Guaramiranga, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Ipaumirim, Itaitinga, Jati, Juazeiro Do Norte, Maracanaú, Martinópole, Nova Olinda, Orós, Pacajus, Pacoti, Palmácia, Paramoti, Penaforte, Pires Ferreira, Poranga, Potengi, Potiretama, Senador Sá, Uruburetama, Uruoca e Varjota.


* Com informações da Assessoria do deputado federal José Guimarães/Ceará News
http://www.cearanews7.com.br/noticias/politica/governo-federal-conclui-entrega-de-equipamentos-no-ceara

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ADOTA NOVAS REGRAS PARA O FIES E PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) mudou este ano algumas regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Fies, o contrato passa a ser casado ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), antes opcional. No ProUni, a isenção fiscal passa a ser feita com base nas vagas preenchidas e não mais nas vagas ofertadas, como era até o fim do ano passado.

O Fgeduc existe desde 2009. O fundo cobre a partir de 80% dos contratos não cumpridos. Para isso, a mantenedora paga uma taxa de 5,63% sobre o total do financiamento mensalmente, ou 6,25% da parcela das operações de financiamento. Sem o Fgeduc, caso o estudante ficasse inadimplente, a instituição pagava 15% do valor.

Para os estudantes, a adesão ao Fgeduc faz com que seja dispensada a necessidade de fiador, o que facilita a contratação do Fies. Para as instituições, os custos aumentam, mas segundo entidades do setor, os dois programas ainda são atrativos. Procurado, o Tesouro disse que não comentaria o impacto nas contas públicas.

O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto, disse que cerca da metade das instituições já tinha aderido ao Fgeduc. “Com a mudança, quase a totalidade das instituições já fez adesão ao Fgeduc e permaneceu no programa. O nosso objetivo é democratizar ainda mais o acesso à educação Superior na medida em que a adesão favorece os estudantes de baixa renda, que têm dificuldade de conseguir um fiador”, afirmou.

D24am
www.d24am.com/noticias/concursos-/ministerio-da-educacao-adota-novas-regras-para-o-fies-e-prouni/107453

06/03/2014

NORMAS PARA AS ELEIÇÕES SÃO PUBLICADAS NO DIÁRIO DA JUSTIÇA

As três novas normas para as Eleições 2014, aprovadas em fevereiro, foram publicadas nesta quarta-feira (5) no Diário da Justiça Eletrônico (DJe). As Resoluções 23.404, 23.405 e 23.406, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somam-se a outras sete aprovadas anteriormente e que regem o pleito deste ano.

Aprovadas em sessão plenário do TSE, as resoluções tratam dos seguintes temas: 23.404, dispõe sobre a propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha nas eleições gerais deste ano. Resolução 23.405, dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos. E, por último, a Resolução 23.406, que trata da arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros e sobre a prestação de contas.

Para este ano, ao todo, existem 11 resoluções. Portanto, ainda há uma para ser apreciada e votada pelo Plenário do TSE. Trata-se da instrução sobre o plano de mídia para o horário eleitoral, o que deve ocorrer após o dia 8 de julho. Para isso, o Tribunal Superior e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) precisam se reunir com os partidos e as emissoras de TV e rádio.

Capital Teresina
http://www.capitalteresina.com.br/noticias/politica/normas-para-as-eleicoes-sao-publicadas-no-diario-da-justica-5935.html

POEMA - MÁSCARA


No canto do quarto, sentado sozinho, 
Repara no espelho um desfile passar:
Os sonhos se foram num redemoinho,
Não há mais menino no rio a brincar.

Foi falsa esperança, velhaco adivinho:
Não basta o sereno p'ra terra invernar.
O logro não veio, o agora é mesquinho;
O porvir segue ainda uma tela a pintar.

Na larga avenida, desce em desalinho
O bloco mambembe, num lento pisar.
Esgueira-se entre a poeira e o espinho,
A máscara que ensaia seu tosco cantar.

No galho lá fora, canta o passarinho:
A vida se espraia p'ra além do espiar.
Há rastro escuso no longo caminho,
Oposto ao destino que intenta chegar.
Éliton Meneses

ASTERÓIDE 2014 EC PASSARÁ 'RASPANDO' HOJE

Hoje, dia 06 de março, um asteróide de aproximadamente 10 metros irá passar raspando na Terra. No momento de sua máxima aproximação, a sua distância será de apenas 62.000 quilômetros. Para se ter uma idéia, a Lua está a uma distância média de 385.000 quilômetros do nosso planeta, ou seja, o asteróide passa hoje 6 vezes mais próximo do que o nosso satélite natural.

Apesar de sua grande proximidade, a passagem do asteróide 2014 EC não representa uma ameaça para o nosso planeta. O momento de sua máxima aproximação com a Terra será por volta das 18h00 do horário de Brasília (21h00 UTC).

A NASA detecta, classifica e acompanha os asteróides e cometas usando telescópios espaciais e terrestres. Um programa de observações de objetos próximos da Terra, comumente chamado de "Spaceguard" (Guardião do Espaço em português) analisa as trajetórias e aproximações desses objetos para determinar se algum deles representa um perigo potencial para o nosso planeta.

O asteróide foi descoberto ontem, dia 5 de março através do Observatório Catalina Sky Survey, Tucson, EUA.

O Projeto Virtual Telescope promoveu uma transmissão ao vivo do perigeu (máxima aproximação com a Terra) do asteróide 2014 EC, porém, por conta do tempo nublado no local de observação, a transmissão com visão do telescópio não pôde ser feita.


Para saber mais informações sobre Objetos Próximos da Terra (NEO), visite o site na NASA.

Fonte: NASA

EUNÍCIO SERIA ELEITO NO PRIMEIRO TURNO SEGUNDO VOX POPULI

O senador Eunício Oliveira (PMDB) poderia ser eleito governador do Ceará ainda no primeiro turno caso a eleição fosse realizada nesta quinta-feira (6). Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Vox Populi, o possível candidato à sucessão estadual levaria vantagem até em um suposto confronto com o governador Cid Gomes (Pros).

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2014 foram entrevistadas 1.600 pessoas no Ceará, em pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como protocolo CE-00001/2014.

O senador obteve mais da metade das indicações de votos válidos em todos os cenários estipulados pela pesquisa. Contra os possíveis nomes indicados pelo Pros, Eunício venceria.

Na pesquisa estimulada (com apresentação dos nomes dos pré-candidatos aos entrevistados), em um cenário de disputa entre o senador e o ex-ministro da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino (Pros), Eunício teria 57% das intenções de voto contra apenas 9% de Leônidas. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros), nesse mesmo cenário, teria 6% da preferência do eleitorado.

Já contra a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o senador teria 47% das intenções de voto contra 19% da petista.

Na pesquisa espontânea, Eunício tem 7% das intenções de voto, contra 5% do atual governador Cid Gomes (Pros) e 2% de Luizianne.

Tribuna do Ceará
http://tribunadoceara.uol.com.br/especiais/eleicoes-2014-contagem-regressiva/ultimas-noticias/eunicio-oliveira-seria-eleito-no-primeiro-turno-aponta-pesquisa/

MORRE DEPUTADO FEDERAL TUCANO SÉRGIO GUERRA

Ex-presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra, morreu na manhã desta quinta-feira aos 66 anos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado havia 15 dias. O pernambucano lutava contra um câncer de pulmão.
A informação foi transmitida pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) aos colegas, segundo a assessoria da liderança do partido na Câmara. De acordo com o site da legenda, o parlamentar será velado e enterrado em Recife.
Sérgio Guerra estava internado por conta de uma pneumonia. Desde que descobriu o câncer, ele foi submetido a duas cirurgias no cérebro, por onde a doença se alastrou, além de fazer tratamentos com radioterapia.
Guerra estava em São Paulo submetendo-se a um tratamento de combate ao câncer de pulmão. Economista, empresário e criador de cavalos de raça, ele presidiu o PSDB Nacional de 2007 a 2013.

O Globo
http://oglobo.globo.com/pais/morre-em-sao-paulo-aos-66-anos-deputado-tucano-sergio-guerra-11798324

INTERIOR REGISTRA CHUVA DE 157 mm NESTA QUINTA(06)

O município de Ipaumirim, no Cariri, a cerca de 415 km de Fortaleza, registrou a maior chuva desta quinta-feira (6) no Ceará: 157 mm. No estado, choveu em mais 42 cidades, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até 10h40.

As regiões conhecidas como Cariri e Jaguaribana concentraram as chuvas e registraram as maiores precipitações desta manhã. Só em 8 municípios dessas regiões, o índice pluviométrico superou os 50 mm. Iguatu, que faz fronteira com as duas regiões, também alcançou o número.

No Cariri, ainda choveu com destaque em Lavras da Mangabeira, 84,5 mm; em Cariús, 69; em Baixio, 64; e em Jucás, 62.

Na região Jaguaribana, Icó registrou 82,6 mm; Orós, 71,1; e Jaguaribe, 51. Em Iguatu, o índice pluviométrico chegou a 53mm.

As chuvas matinais cumpriram a expectativa da Funceme para esta quita. Segundo o órgão, há poucas nuvens sobre o estado nesses últimos dias, e o panorama deve seguir na sexta e no sábado.

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/ipaumirim-registra-chuva-de-157-mm-nesta-quinta-feira-1.839802

IR: CONTRIBUINTES JÁ PODEM ENVIAR DECLARAÇÃO

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2014 começou hoje (6), às 8h.  O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita desde o último dia 26.  O programa pode ser instalado em quase todos os computadores disponíveis no mercado, nas versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS e aplicativo multiplataforma.

Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituições nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Terão também prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, e pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas no último dia 21 no Diário Oficial da União. O prazo final de entrega é 30 de abril. São esperados em 2014 aproximadamente 27 milhões de documentos.

A declaração poderá ser preenchida também em dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android (Google) e iOS  (Apple), mas, nesse caso, só a partir do dia 6 de março.

Pela primeira vez, a Receita disponibilizará a declaração previamente preenchida, que permitirá ao contribuinte acesso a um arquivo com o programa gerador do Imposto de Renda. O documento contém informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais. Por questões de segurança, nem todos os contribuintes poderão contar com essa facilidade, apenas os que têm certificação digital ou representante com procuração eletrônica.

Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2014/03/06/ir-contribuintes-ja-podem-enviar-declaracao-a-partir-de-hoje/

SEGUNDA(10) COMEÇA A II EDIÇÃO DO COREAÚ ROSA


05/03/2014

PENSAMENTO DE AUGUSTO CURY


FHS DIVULGADA RANKING E ATLÉTICO-MG É O MELHOR BRASILEIRO

Segundo o ranking mensal da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgado nesta quarta-feira, o Atlético-MG é o sexto melhor time do mundo. A equipe que ficou em terceiro lugar no último Mundial de Clubes da Fifa subiu três posições em relação a janeiro deste ano e está com 238 pontos. O líder é o Bayern de Munique, da Alemanha, com 370 pontos.

Quem tomou o caminho contrário na lista foi o Corinthians, que perdeu 24 posições e agora é apenas o 66º da lista, com 147 pontos.

O time campeão do mundo em 2012 começou a temporada de forma irregular e agora sequer aparece entre os primeiros do Brasil: atrás do Alvinegro Mineiro, aparecem agora o Grêmio (33º, com 182 pontos), Atlético-PR (61º, com 150 pontos) e São Paulo (63º, com 149 pontos).

Vencedor do último Brasileirão e atual líder do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro sequer aparece entre os 100 melhores e está na modesta 108º colocação, com apenas quatro pontos na frente da Ponte Preta, que está disputando a segunda divisão nacional (e é o 114º).

Confira os melhores do ranking da IFFHS

1 - Bayern de Munique (Alemanha) 370
2- Real Madrid (Espanha) 301
3- Barcelona (Espanha) 267
4- Chelsea (Inglaterra) 262
5- Atlético de Madrid (Espanha) 239
6- Atlético-MG (Brasil) 238
7- Basel (Suíça) 234
8- Independiente Santa Fe (Colômbia) 234
8- Fiorentina (Itália) 234
10- Borussia Dortmund (Alemanha) 233

33 - Grêmio (Brasil) 182
61 - Atlético-PR (Brasil) 150
63 - São Paulo (Brasil) 149
66 - Corinthians (Brasil) 147
87 - Botafogo (Brasil) 135
101 - Flamengo (Brasil) 130
108 - Cruzeiro (Brasil) 126

Uol Esporte
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/03/05/atletico-mg-e-6-melhor-do-mundo-em-ranking-e-corinthians-despenca.htm

VOLTA A CHOVER NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA DE CINZAS EM COREAÚ

Arquivo RM
Pelo segundo dia seguido voltou a chover na tarde desta quarta(05) na cidade. Depois de uma manhã abafada e de sol escaldante, a tarde foi de chuvas rápidas com sol ao mesmo tempo, agora a noite o clima de frio tomou conta da cidade. Segundo o portal Clima Tempo, a quinta-feira não será de chuva com máxima de 33°C e minima de 22°C.

RECEBEMOS: ARQUIVO IMAGENS PESSOAIS

E-mail de Rogério Cristino

TIJUCA É A CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA

A Unidos da Tijuca é novamente a campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. A vitória veio com a apuração das notas na tarde desta quarta (5), na Praça da Apoteose, e foi uma disputa décimo a décimo. A Unidos da Tijuca terminou com 299,4 pontos, apenas 0,1 a mais que o vice-campeão Salgueiro.
O terceiro título em cinco anos – os outros haviam sido em 2010 e 2012 – consolida a escola do carnavalesco Paulo Barros entre as grandes do carnaval carioca. Ao todo, é a quarta conquista na história, já que a escola venceu também em 1936.
A conquista confirma o ditado de que os últimos serão os primeiros, pois a escola azul e amarela foi a última entre as doze a entrar na avenida – o desfile terminou às 5h36 de terça-feira (4).
Ultrapassar todas as concorrentes tem tudo a ver com o tema do desfile deste ano. Com o enredo "Acelera, Tijuca!", a Unidos da Tijuca lembrou os 20 anos da morte de Ayrton Senna e lançou um desafio: quem seria capaz de vencer o tricampeão da Fórmula 1.
A agremiação do Borel convocou personagens velozes para disputar uma corrida. Speed Racer, Ligeirinho, Papa Léguas, Sonic, The Flash, Penépole Charmosa, Dick Vigarista (do desenho "Corrida Maluca") e outros "correram" com atletas, pilotos e invenções do homem, como o trem bala e a internet.
Os 3,6 mil componentes vieram divididos em 34 alas. Na pista da Sapucaí, passaram figuras como animais velozes, máquinas potentes, super-heróis e aviões supersônicos. Os integrantes da bateria vieram fantasiados de mecânicos, acompanhados da rainha Juliana Alves.

Do G1
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2014/noticia/2014/03/unidos-da-tijuca-e-campea-no-rio-de-janeiro.html

MULHER MAIS VELHA DO MUNDO COMPLETA 116 ANOS NO JAPÃO

AFP
A mulher oficialmente mais velha do mundo completa nesta quarta-feira, 5, 116 anos. Ela vive em um asilo no Japão.
Misao Okawa, descendente de vendedores de quimonos que mora na cidade de Osaka (oeste), recebeu a visita do prefeito da cidade, Takehiro Ogura, no início da semana, antes do aniversário, segundo uma funcionária da instituição.
Okawa, que estava vestida com um quimono rosa, recebeu flores do prefeito.
"É muito tempo", disse, ao receber o pedido para fazer um comentário sobre o aniversário.
A funcionária do asilo afirmou que "ela sempre diz que o segredo para viver muito é comer uma boa refeição e descansar".
No ano passado, Okawa recebeu um certificado da instituição Guinness World Records confirmando que era a mulher mais velha do mundo.
Ela nasceu em 5 de março de 1898 e casou em 1919. Teve três filhos, quatro netos e seis bisnetos.
Quase 25% da população de 128 milhões de japoneses têm 65 anos ou mais.

AFP/O Povo Online

ESTADO TEM MAIS DE 60 HOMICÍDIOS NO FERIADÃO E SUPERA ANO PASSADO

Entre as 18 horas de sexta-feira e o encerramento desta edição, foram registrados 60 homicídios em todo o Ceará durante o Carnaval. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 32 pessoas foram assassinadas, sendo 20 na Capital e 12 nas demais cidades que compõem a RMF. Apesar de parcial, o balanço já supera o que foi registrado oficialmente em 2013, quando foram computadas 56 mortes.

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Jairo Pequeno, achou o Carnaval violento, mas frisou que esses crimes ocorreriam independente do feriado, visto que muitas vítimas tinham envolvimento com o tráfico e uso de drogas.

Os números apresentados foram colhidos pela reportagem do Diário do Nordeste junto às autoridades policiais, mas são considerados parciais. O balanço oficial da violência durante o Carnaval será divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/policia/total-de-mortes-ja-supera-ano-passado-1.838902

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014


04/03/2014

MOCIDADE ALEGRE É TRICAMPEÃ EM SP

Reprodução TV Globo
A Mocidade Alegre é tricampeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo. O título foi garantido na tarde desta terça-feira (4), com a apuração das notas. É o segundo tricampeonato da história da escola -- o outro tinha sido entre 1971 e 1973 --, que agora soma dez títulos do carnaval paulistano.
A disputa foi décimo a décimo até a leitura das notas do antepenúltimo quesito – evolução. Neste critério, a avaliação dos juízes foi bastante rigorosa, mas a Mocidade não perdeu pontos, deixando as principais concorrentes para trás. Depois disso, as notas máximas garantidas nos últimos quesitos – alegoria e harmonia – só confirmaram o tricampeonato, com 269,7 pontos. Aliás, por falar em tri, a vice-campeã também foi a mesma dos dois últimos anos: a Rosas de Ouro.
A tradicional escola da Zona Norte foi a terceira a desfilar na madrugada de sábado (1º) para domingo, no segundo dia de apresentações no Anhembi. Ela entrou logo depois da Gaviões da Fiel, que dominava a arquibancada, e mesmo assim conseguiu causar grande impacto com o enredo "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar".
Assinado pelos carnavalescos Sidnei França e Márcio Gonçalves, o desfile encantou o público ao falar sobre as diferentes maneiras de vivenciar a fé.
Mergulhando na religiosidade de várias partes do mundo, a escola vestiu várias de suas alas com elementos de religiões como o judaísmo, o candomblé, o islamismo, o espiritismo e crenças indígenas como a pajelança cabocla, as benzedeiras e os curandeiros. "Oh pai, conduz teus fiéis a buscar / na eternidade encontrar, a salvação", diz um do versos do samba-enredo da Mocidade. A superstição também foi levada à avenida, com componentes fantasiados de gato preto, horóscopo e numerologia. "Arruda pra benzer / ervas pra curar / tem reza forte da maria benzedeira", cantaram os 3.500 integrantes no refrão.

Do G1
http://g1.globo.com/sao-paulo/carnaval/2014/noticia/2014/03/mocidade-alegre-e-tricampea-em-sp.html

USUÁRIOS DO WINDOWS XP RECEBERÃO NOTIFICAÇÕES SOBRE O FIM DO SUPORTE

Os usuários que ainda não abandonaram o Windows XP começarão a partir do próximo sábado, 8 de março, a receber uma notificação da Microsoft. A empresa quer alertar a todos sobre o fim do suporte ao sistema operacional, que se encerrará um mês depois, em 8 de abril.

A notificação será exibida tanto para os usuários da versão "Home" quanto da "Professional", que ainda recebem atualizações do sistema operacional. O alerta poderá ser desativado; se o usuário preferir não fazê-lo, todos os meses, no dia 8, ele receberá um aviso, até que ele migre para outro sistema ou desative as notificações, que incluirão um link para o site da Microsoft que alerta para o fim do Windows XP.

A empresa também disponibilizará uma ferramenta chamada PCmover Express, feita para facilitar a migração de informações de um computador antigo, com o XP, para uma máquina nova, com o Windows 7, 8 ou 8.1. Ela permitirá que o usuário determine e customize os tipos de arquivos que levará para o novo sistema.

O software será lançado ainda nesta semana no site www.windowsxp.com em francês, alemão, italiano, japonês e espanhol; a versão em português do Brasil chega até o final do mês de março, junto com as versões em chinês, russo e coreano. 

Vale lembrar que o dia 8 de abril marcará o fim do suporte, o que inclui o fim das atualizações de segurança e correções de erros, mas a Microsoft continuará oferecendo atualizações para seus sistemas antimalware e ao Microsoft Security Essentials até o dia 14 de julho de 2015.

Via CNET/Olhar Digital

DILMA: "FALTAM #100DIASPRACOPA E O PAÍS ESTÁ NA RETA FINAL DOS PREPARATIVOS PARA A GRANDE FESTA"

A presidenta Dilma Rousseff tuitou nesta terça-feira (4), em sua conta no Twitter, mensagens lembrando que agora faltam apenas 100 dias para o grande mundial de 2014. Ela afirmou que com mais infraestrutura, o turismo sairá ganhando não só na #CopaDasCopas mas também em épocas como o Carnaval.

Segundo a presidenta, esta terça é uma data muito especial paro todos os brasileiros e o País está na reta final dos preparativos para a realizar a Copa das Copas.

“A Copa das Copas se tornou mais que um torneio de futebol. Ela é a Copa pela Paz e a Copa Contra o Racismo”, destacou Dilma em seu twitter, e completou: “os brasileiros estão prontos para mostrar que sabem receber bem os turistas e contribuir para que esta seja a Copa das Copas”.

Brasil
http://www.brasil.gov.br/governo/2014/03/dilma-faltam-100diaspracopa-e-o-pais-esta-na-reta-final-dos-preparativos-para-a-grande-festa

PSDB NACIONAL TENTA CONVENCER TASSO A DISPUTAR O SENADO

As dificuldades do PSDB em formar alianças na maioria dos estados brasileiros, pode forçar o partido a lançar uma série de candidatos coadjuvantes a governos estaduais nestas eleições.

Além disso, na região Nordeste, onde a legenda sempre teve dificuldades nas últimas campanhas para presidente, uma solução foi reciclar nomes veteranos.

É o caso do senador paraibano Cássio Cunha Lima, que está sendo pressionado pela direção nacional a novamente concorrer ao governo.

No Ceará, o grande nome do partido é o ex-senador Tasso Jereissati, que está sendo convencido a retomar a vida pública e disputar novamente o Senado.

O grande problema por aqui são as alianças que estão indefinidas, atrasando as definições de candidaturas.

*Com Folha de S. Paulo/Ceará News

CHUVAS ATINGEM 44 CIDADES DO ESTADO NO ÚLTIMO DIA DE CARNAVAL

O último dia de Carnaval começou com chuva em todo o Ceará. As precipitações desta terça-feira (4) atingiram 44 municípios do Estado, incluindo Fortaleza. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou a maior chuva na região do Cariri, no município do Crato (77 mm). Seguido pela cidade de Mauriti com 63 mm e Caririaçu com 41 mm.

Também foram contabilizadas chuvas em Palmacia (41 mm),  Juazeiro do Norte (36 mm), Viçosa do Ceará (34 mm), Juazeiro do Norte (34 mm), Guaraciaba do Norte (33.2 mm), Aquiraz (31 mm), Milagres (22.8 mm) e Barro (19 mm). A Capital registrou chuva de 2.2 mm. Os dados foram extraídos até 9h desta terça-feira (4). 

Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/chuvas-atingem-44-cidades-do-estado-no-ultimo-dia-de-carnaval-1.838519

TERÇA DE CARNAVAL COM CHUVA EM COREAÚ

Foto: Arquivo RM
O feriado de carnaval desta terça(04) em Coreaú está sendo com muita chuva, desde as 11:00 que chove na cidade depois de quase duas semanas sem se ver cair um pingo d'água. De acordo com a previsão do tempo a tarde vai ser de chuvas isoladas com máxima de 32°C e mínima de 22°C.

LISTA DE BILIONÁRIOS GLOBAIS TRAZ EDIR MACEDO E OUTROS 64 BRASILEIROS

Com estreias como as do empresário Jorge Mol Filho, fundador da Rede D'Or, a presença de brasileiros aumentou na lista de bilionários mundiais da revista "Forbes" em 2014.

Mesmo sem Eike Batista, um dos mais frequentes no ranking até então, o país agora tem 65 representantes entre as maiores fortunas mundiais. No ano passado, eram 46 brasileiros no grupo dos mais ricos.

Jorge Paulo Lemman, do ramo de cervejas, é o mais bem colocado na lista global: ocupa a 34º posição, seguido pelo banqueiro Joseph Safra (55º). Ambos perderam postos em relação ao ano passado, quando estavam em 33º e 46º, respectivamente.

A fortuna dos brasileiros soma cerca de US$ 220 bilhões e equivale a pouco mais de 3% dos US$ 6,4 trilhões de patrimônio total dos 1.645 bilionários mapeados pelo levantamento da "Forbes" neste ano.

O grupo do Brasil tem em sua maioria nomes do setor bancário, da construção e ramos ligados ao consumo, como o de cervejas e o varejo.

Neste ano, o setor de mídia ganhou mais importância com a entrada de integrantes da família Civita, do grupo Abril. A família Marinho, da Rede Globo, já fora destaque nas listas passadas e neste ano tem três representantes na quarta colocação.

O bispo Edir Macedo aparece pela segunda vez na lista, com uma fortuna estimada em US$ 1,1 bilhão, oriunda do setor de transmissão de TV, segunda a revista. No ano passado, Macedo contestou a sua inclusão na lista e ameaçou entrar com medidas judiciais.

Com 31 anos, Eduardo Saverin é o mais novo entre os brasileiros e também um dos mais bem colocados, na posição de 367 do ranking global. 

Correio do Estado
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/lista-de-bilionarios-globais-traz-edir-macedo-e-outros-64-br_209553/

E DOUTOR... É QUEM FAZ DOUTORADO?

Assisto um erro muito comum que foi disseminado por um “engano” histórico que é chamar médico e advogado de Doutor. Quem faz uma graduação não é doutor. A pós-graduação stricto sensu , composta por mestrado e doutorado são os ultimos graus na escala do Ensino. Doutor é equivalente a PhD (Philosophiæ Doctor, atribuído nas universidades anglo-saxónicas.)  Assim sendo, Doutor é quem defende a tese de Doutorado e é aprovado pela banca. É o cidadão que conseguiu completar o terceiro ciclo do ensino superior e não apenas a graduação.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, somente deverá ser chamado de doutor quem concluiu satisfatoriamente o curso acadêmico de doutorado. Ou seja, doutor é um título acadêmico e não um pronome de tratamento.

Como começou o erro?
Médicos: O termo começou a ser adotado para os médicos por uma adaptação da palavra“doctor” do inglês, “dottore” do italiano, “docteur” do francês, “doktor” do alemão, que significa nas respectivas línguas “médico”, isso no século XIX. Era comum as famílias mais ricas enviarem seus filhos para Europa ou para os Estados Unidos para estudar em faculdades renomadas, já que na época existia poucas faculdades de Medicina no Brasil. No retorno, os médicos traziam consigo a palavra que tomavam como referência. A população desinformada, relacionava as palavras estrangeiras com o nosso “doutor”, que tem a origem etimológica nas invasões indo-européias, de onde surgiu a raiz dok-, da qual provém a palavra latina docere, que por sua vez derivou em doctoris, que significa “Mestre, O que ensina, Aquele que entende”
Advogados: O site Jus Brasil deu uma excelente explicação sobre o surgimento do erro para designação do título acadêmica doutor ao bacharel de Direito:
“A história que se contava era a seguinte: Dona Maria, a Pia, havia “baixado um alvará” pelo qual os advogados portugueses teriam de ser tratados como doutores nas Cortes Brasileiras. Então, por uma “lógica” das mais obtusas, todos os bacharéis do Brasil, magicamente, passaram a ser Doutores. Não é necessária muita inteligência para perceber os erros desse raciocínio. Mas como muita gente pode pensar como um ex-aluno meu, melhor desenvolver o pensamento (dizia meu jovem aluno: “o senhor é Advogado; pra que fazer Doutorado de novo, professor?”).
1) Desde já saibamos que Dona Maria, de Pia nada tinha. Era Louca mesmo! E assim era chamada pelo Povo: Dona Maria, a Louca!
2) Em seguida, tenhamos claro que o tão falado alvará jamais existiu. Em 2000, o Senado Federal presenteou-me com mídias digitais contendo a coleção completa dos atos normativos desde a Colônia (mais de quinhentos anos de história normativa). Não se encontra nada sobre advogados, bacharéis, dona Maria, etc. Para quem quiser, a consulta hoje pode ser feita pela Internet.
3) Mas digamos que o tal alvará existisse e que dona Maria não fosse tão louca assim e que o povo fosse simplesmente maledicente. Prestem atenção no que era divulgado: os advogados portugueses deveriam ser tratados como doutores perante as Cortes Brasileiras. Advogados e não quaisquer bacharéis. Portugueses e não quaisquer nacionais. Nas Cortes Brasileiras e só! Se você, portanto, fosse um advogado português em Portugal não seria tratado assim. Se fosse um bacharel (advogado não inscrito no setor competente), ou fosse um juiz ou membro do Ministério Público você não poderia ser tratado assim. E não seria mesmo. Pois os membros da Magistratura e do Ministério Público tinham e têm o tratamento de Excelência (o que muita gente não consegue aprender de jeito nenhum). Os delegados e advogados públicos e privados têm o tratamento de Senhoria. E bacharel, por seu turno, é bacharel; e ponto final!
4) Continuemos. Leiam a Constituição de 1824 e verão que não há “alvará” como ato normativo. E ainda que houvesse, não teria sentido que alguém, com suas capacidades mentais reduzidas (a Pia Senhora), pudesse editar ato jurídico válido. Para piorar: ainda que existisse, com os limites postos ou não, com o advento da República cairiam todos os modos de tratamento em desacordo com o princípio republicano da vedação do privilégio de casta. Na República vale o mérito. E assim ocorreu com muitos tratamentos de natureza nobiliárquica sem qualquer valor a não ser o valor pessoal (como o brasão de nobreza de minha família italiana que guardo por mero capricho porque nada vale além de um cafezinho e isto se somarmos mais dois reais). ”
[...] Vamos enterrar tudo isso com um só golpe?!
Lei de 11 de agosto de 1827, responsável pela criação dos cursos jurídicos no Brasil, em seu nono artigo diz com todas as letras: “Os que frequentarem os cinco anos de qualquer dos Cursos, com aprovação, conseguirão o grau de Bachareis formados. Haverá tambem o grau de Doutor, que será conferido àqueles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos que devem formar-se, e só os que o obtiverem poderão ser escolhidos para Lentes”.
Traduzindo o óbvio. A) Conclusão do curso de cinco anos: Bacharel. B) Cumprimento dos requisitos especificados nos Estatutos: Doutor. C) Obtenção do título de Doutor: candidatura a Lente (hoje Livre-Docente, pré-requisito para ser Professor Titular). Entendamos de vez: os Estatutos são das respectivas Faculdades de Direito existentes naqueles tempos (São Paulo, Olinda e Recife). A Ordem dos Advogados do Brasil só veio a existir com seus Estatutos (que não são acadêmicos) nos anos trinta.
E aí, esclarecemos? Agora que você sabe disso, adote a idéia e passe adiante. É no mínimo, uma injustiça tremenda um graduado do primeiro ciclo do superior ganhar o título acadêmico de Doutor. Fazendo uma analogia, seria a mesma coisa que você dá o diploma do ensino médio para quem acabou de passar do quinto ano do ensino fundamental.
Deixo claro que não questiono em momento algum a importância dos cursos, muito menos o esforço que é empregado para a formação nos mesmos. Entretanto, temos que ter consciência que todo mérito atribuído a quem desmerece é um ato de corrupção. Quem quiser o título de Doutor que se sujeite a intensa maratona de estudos, se submeta a dificuldade. Não fique se apoiando em um erro nascido da ignorância de um povo.

Fonte: http://ahduvido.com.br/doutor-e-quem-tem-doutorado

04 DE MARÇO É DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO


Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.