Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

23/02/2013

SILÊNCIO SABÁTICO

Impelido pelo grande desejo de conhecer tua gênese e teus feitos, velha Palma, eu fui longe demais. Ousei pesquisar durante muitos anos e acumulei um razoável acervo sobre tua caminhada na história e no tempo. 
Publiquei alguns trabalhos, sete até aqui, sendo que “História de Coreaú (1702 – 2002)” tornou-se mais conhecido e também o mais discutido e, porque não afirmar, o mais criticado.
Essa publicação prestes a completar dez anos, ultimamente tem sido um tanto discutida. Mas desde o lançamento, dei a conhecer que havia imperfeições, pois na Introdução, p. 35-36, realcei:

“É oportuno, também, declarar, em face da existência de lacunas e omissões, que não se trata de um trabalho pronto, acabado na forma e no conteúdo, que assim tenha esgotado todo o rico potencial de informações sobre os fatos e feitos de nossa querida comuna. Trata-se, apenas, de uma coletânea que servirá de referência para todos aqueles que desejarem explorar outros aspectos da vida de nossa cidade ou aprofundar os temas aqui tratados.”

Acalento-me com o pronunciamento de duas estrelas fulgurantes da cultura cearense, Padre Francisco Sadoc de Araújo e Professor Geraldo da Silva Nobre (in memoria), respectivamente, na apresentação e no prefácio do meu modesto trabalho sobre os fatos e feitos da Várzea Grande de antanho, da Palma de ontem e da Coreaú de hoje.
Na Apresentação, p.30-31, Padre Sadoc salienta:

“Em verdade, quem se aventura a escrever com seriedade qualquer livro de história não pode prescindir da pesquisa em arquivos e bibliotecas, que são o manancial primeiro dos dados precisos e autênticos que estruturam a veracidade dos fatos narrados.”

Como se observa, nada escapou aos olhos atentos do autor que se dispôs, de corpo e alma, a publicar um estudo abrangente da “História de Coreaú”, sua terra natal, à quem manifesta devotar um profundo amor, sem o qual não se explicaria o ingente esforço despendido para levar a bom termo tão cansativa tarefa. Para ele, o amor à sua terra não é apenas um simples afeto sentimental mas, muito mais do que isto, o cumprimento de um dever de cidadania.”

No Prefácio, p.33, Professor Geraldo Nobre ressalta:

“Infelizmente não é possível discorrer neste registro sobre todos os assuntos tratados e descritos muito apropriadamente por Leonardo Pildas, tal o volume de informações por ele coletadas desde quando resolveu dedicar-se à reconstituição do passado e do presente de Coreaú e de seus filhos; (...).”

Com fidelidade às fontes consultadas e no limite do meu alcance,   escrevi, com convicção e zelo, um pouco da história coreauense. Assim, dou por encerrada essa demanda. Antes devo proclamar, usando as palavra de Horácio, in Carmina, que toda a minha busca sobre tua história, Palma, não passou de “uma doce ilusão, e um agradável erro da mente” = “Amabilis insania, et mentis gratissimus error”.  Contudo, me sinto feliz! Aprendi bastante sobre tua gente, teus percalços e tuas conquistas.
A tua história, minha terra, ainda será publicada na sua inteireza, espelhando a análise crítica que torna meritório um trabalho nessa área. Que eu tenha vida para congratular-me com o autor ou os autores de tua verdadeira e completa História.
Jamais cobicei as luzes da ribalta, nem a eloquência do púlpito, nem o aplauso do pódio e muito menos o gáudio do trono. Tudo isto encerra a vaidade humana: “Vanitas vanitatum, et  omnia vanitas” = “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.” O silêncio além de proporcionar a reflexão, em muitas ocasiões sugere o status de sábio. Por um período de tempo, não me pronunciarei sobre aspectos da história de Coreaú. Irei pesquisar mais e aprender como fazer uma análise crítica. Espero encontrar um bom mestre ou uma boa mestra no assunto.
Em duas oportunidades da minha vida, tive a grata satisfação de viver, por alguns anos, em duas Comunidades Religiosas, em uma como estudante e noutra como hóspede. Nelas aprendi o real sentido da vida humana e que, a emissão de valor de juízo só deve ser feita quando se tem pleno conhecimento do fato. Aprendi também a respeitar as pessoas dentro do seu contexto vivencial. Cresci não em estatura, mas em conhecimento. Sinto orgulho, no bom sentido, daquele convívio salutar que tanto me dignificou e muito concorreu para a minha formação. Sinto-me um privilegiado por ter convivido com tanta gente sábia e altiva.
Por último, evoco, aqui, a sábia advertência de Erasmo in Chiliades: “Uma coisa é o cetro, outra o plectro.”

Fortaleza, 23 de fevereiro de 2013
Leonardo Pildas

MÃE DO CANTOR GILBERTO GIL MORRE AOS 99 ANOS EM SALVADOR


Morreu, na manhã deste sábado, 23, a mãe do cantor Gilberto Gil. Claudina Passos Gil Moreira, de 99 anos, estava internada no Hospital Português, na Barra, em Salvador. Ela foi hospitalizada com um quadro grave de pneumonia. Segundo da família, Claudina teve falência múltipla dos órgãos.
Segundo informações da assessoria de comunicação de Gil, o sepultamento da matriarca acontecerá neste domingo, 24, às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, na capital baiana.
Gilberto Gil, que está no Rio de Janeiro, está embarcando para Salvador para se despedir da mãe. Flora Gil, esposa do cantor, está na capital baiana.
Pelo Twitter, ela comentou o falecimento de Claudina. "Em tempos virtuais, 'usar' a rede para falar de morte é para mim ainda muito estranho. Mas como a mãe de Gil, Dona Claudina, morreu hoje... pela manha, e quero que todos os nossos amigos fiquem sabendo, uso a rede para facilitar a comunicação e avisa-los que o enterro será amanhã", escreveu ela.
Além de Gilberto Gil, Claudina deixa mais uma filha, Gildina Passos Gil Moreira,  nove netos e muitos bisnetos.

Portal a Tarde

NA PONTA DA ADAGA?


O Jornal O Povo de hoje exibe uma foto - do Presidente da Câmara dos Deputados e do ex-presidente LULA - que me trouxe dúvidas. Explico. 1ª consideração: O sorriso do parlamentar vai de “canto a canto” de sua boca; Já o do ex-presidente, mal mostra os dentes! 2ª: A mão direita do Deputado mostra um sinal de positivo... Aqui vai a pergunta advinda da minha mente maldosa: Será que na mão esquerda do mesmo tem uma adaga afiada pressionado as costas do ex-presidente? Em minha opinião, embasada no semblante do Lula, esse “apoio” será apenas mais um sapo que o PT terá que engolir em prol da bendita governabilidade...
Ainda de acordo com a matéria citada anteriormente trago outra pitada de veneno. De acordo com Lula, Michel Temer será reinterado como Vice na chapa à Presidência da República no próximo pleito. Pergunto: Será que o “acordo” tem o aval da Presidenta? Será que é Ela quem está à frente das decisões políticas tomadas no Palácio da Alvorada?
Bem, daqui para frente NÃO vai ser diferente... Tudo será como antes! Quem está fora quer entrar para “se lambuzar” e quem já está dentro não quer “soltar o osso”. E povo como fica? Acho que só “CURUBIJANDO”, “ESPREITANDO”, “PASTORANDO” a comilança deles. É O PREÇO QUE SE PAGA POR NÃO SABER ESCOLHER BEM SEUS REPRESENTANTES! 

Carlos Teles

SILVIO SANTOS: "TENHO 82 ANOS E FAÇO SEXO QUASE TODO DIA"


O apresentador Silvio Santos soltou mais uma de suas pérolas em seu programa que vai ao no domingo (24). Depois de caçoar do humorista Carlos Alberto Nóbrega por ser mais baixo que a noiva, Jacqueline Meirelles --"Você não tem vergonha?"--, ele caçoou de si mesmo. "Eu tenho 82 anos e faço sexo quase todo dia. Quase segunda, quase terça, quase quarta...

Fonte: Bol

DENÚNCIAS PODEM OFUSCAR SUCESSÃO DE BENTO XVI NA IGREJA CATÓLICA

GABRIEL BOUYS/AFP VINCENZO PINTO/AFP

Uma série de revelações sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influência no Vaticano, lançadas nesta semana pela imprensa italiana, ofuscam o conclave para a eleição do futuro chefe da Igreja Católica, depois da histórica renúncia do papa Bento XVI. As escandalosas denúncias, publicadas por dois importantes meios de comunicação, o jornal La Repubblica, de Roma, e a revista Panorama, de Milão, afirmam que o sumo pontífice decidiu renunciar ao cargo depois de receber um relatório ultrassecreto de 300 páginas, produzido por três cardeais idosos de confiança.
No dossiê, são descritas as lutas internas pelo poder e pelo dinheiro, assim como o sistema de chantagens internas baseadas em fraquezas sexuais, o chamado lobby gay do Vaticano. “Fantasias, invenções, opiniões”, afirmou na quinta-feira o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, depois de advertir que não comentaria as matérias e que os cardeais envolvidos recusarão entrevistas. Sob o título “Não fornicarás, nem roubarás, os mandamentos violados no relatório que sacudiu o papa”, o jornal romano sustentou que Herranz, da organização Opus Dei, que presidiu a investigação cardinalícia, relatou no dia 9 de outubro ao papa os ‘assuntos mais escabrosos’ do relatório.
Em seu relatório especial, a Panorama, em um texto assinado por Ignazio Ingrado, sustenta que o documento cardinalício será determinante para a eleição do sucessor de Bento XVI.

Fonte: O Povo Online

22/02/2013

ESTADO E MUNICÍPIO DEVERÃO COMPRAR ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PARA PACIENTES


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que Estado e Município forneçam alimentação especial para 12 pacientes com diferentes doenças graves. Segundo os autos, a alimentação de alto custo é destinada a pacientes que não conseguem ingerir substâncias por via oral.
Segundo o Tribunal, os entes públicos argumentaram que possuem recursos limitados para a compra dos alimentos. O relator do processo é o desembargador Clécio Aguiar de Magalhães. O magistrado entendeu que o acesso à alimentação especial é um direito constitucional.
Para o desembargador, "trata-se de um direito subjetivo garantido pela Constituição Federal aos cidadãos brasileiros, podendo os mesmos exigir de todos os entes federados, indistintamente, por meio do Judiciário, quaisquer serviços terapêuticos que lhes garanta a saúde", conforme consta na nota do TJCE.
Diário do Nordeste

CE TEM 40% DE CHANCES DE TER VOLUME DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA


Em novo prognóstico de chuvas no Ceará, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou nesta sexta-feira, 22, que nos próximos três meses (março, abril e maior) o Estado terá 40% de chances de ter volume de chuvas abaixo da média histórica.
Para a categoria em torno da normal, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 25% de probabilidade de chover uma quantidade acima da normal no período. Segundo a Funceme, o prognóstico significa que a quadra chuvosa no Ceará permanece com maior probabilidade de chover abaixo da normal, como fora divulgado no último prognóstico do órgão, divulgado no dia 20 de janeiro deste ano, quando a probabilidade era de 45%.
"Notamos que houve uma leve melhoria nas condições do Atlântico, mas, apesar disso, devemos ter precipitações abaixo da normal no período entre março, abril e maio no Ceará. É importante ressaltar também que é característica de anos como este uma irregularidade temporal e espacial das chuvas", disse Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme.
Redação O POVO Online

MÉDICOS DO INSS SÃO PROCESSADOS POR NÃO NÃO CUMPRIR HORÁRIO


Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Juazeiro do Norte estão sendo processados pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE). Sob ação de improbidade administrativa e denúncia criminal, os profissionais estão sendo acusados de não cumprir a jornada de trabalho e inserir informações falsas no sistema de pontos para esconder faltas.
Além dos quatro médicos, a chefe da agência de Juazeiro do Norte também está sendo processada, por meio da Procuradoria da República Polo – Juazeiro do Norte / Iguatu. Outras 13 pessoas do município também foram processadas por fraudes em licitações.
O procurador da república Celso Leal explica que deixando de cumprir a jornada e inserindo dados falsos no sistema de pontos, os médicos do INSS praticaram estelionato contra a União, enriqueceram de forma ilícita e causaram “vultuosos prejuízos” ao serviço público oferecido pela autarquia.
Investigados
Os servidores do INSS denunciados são os médicos peritos: Paulo Ney Luna Alencar, Flávio Landim de Sá, Eponina Régia de Sá Barreto Coutinho e Sionara Melo Figueiredo de Carvalho. Já a chefe da Agência da Previdência Social de Juazeiro do Norte é a Cláudia Carvalho de Araújo.
Jangadeiro Online

LIMINAR SUSPENDE DIPLOMAÇÃO EM MERUOCA


Na manhã desta sexta-feira (22) quando iniciava, no Fórum de Meruoca,  a diplomação de Herika Zednik (PRB) como prefeita daquela cidade, eis que chegou nas mãos do Juiz Rafael Lopes do Amaral (Juiz Eleitoral da 106a Zona Eleitoral) uma Comunicação Eletrônica de Decisão Liminar, assinada pelo Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, Francisco Luciano Lima Rodrigues que suspendia a diplomação. A coligação Herika Zednik (PRB) irá recorrer do Mandado de Segurança impetrado pelo Presidente, vereador Carlos José Magalhães Nascimento.

Sobral de Prima

BENTO 16 COMEÇA PREPARAÇÃO PARA DESPEDIDA EM ÚLTIMO DIA DE RETIRO ESPIRITUAL

Jardim do Castel Gandolfo, no sul de Roma

Em seu último dia de retiro espiritual, o papa Bento 16 começa nesta sexta-feira (22) a se preparar para a maratona de atividades que marcará o fim de sua trajetória no cargo mais importante da Igreja Católica. O pontífice oficializará sua renúncia no dia 28 de fevereiro.
Desde o último domingo (17), Bento 16 vive um "momento de profunda reflexão espiritual" ao lodo do espírito mais "profundo e positivo", segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que pediu respeito a esse "espírito" tanto aos jornalistas como aos fieis.
As atividades públicas do pontífice, que foram canceladas nesta última semana, voltam ao normal no sábado (23), às 11h30, quando ele se reunirá em audiência privada e de despedida com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. 
No domingo (24), o papa Bento 16 conduzirá sua última celebração do Angelus dominical. Na cerimônia anterior, no domingo (17), o pontífice pediu aos fiéis que rezem por ele e para o próximo papa.
Bento 16 aproveitou também para pedir a renovação da Igreja Católica no tempo de Quaresma e que todos os seus integrantes reneguem o "orgulho" e o "egoísmo."
A segunda-feira (25) será dedicada ao encontro com cardeais em audiências individuais. E, após um dia de descanso sem atividades oficiais, Bento 16 celebrará sua última audiência geral na praça São Pedro, no Vaticano, em seu penúltimo dia de papado. 
Já no último dia de sua gestão o pontífice se reunirá com todos os cardeais da Cúria Romana para se despedir. O encontro está previsto para começar às 11h.
No final da tarde, Bento 16 pegará um helicóptero que o levará até o Castelo de Gandolfo, no sul de Roma, onde passará os dois primeiros meses de sua renúncia.
Antes da partida, Bento 16 deve ainda publicar um "Motu Proprio" --documento que serve para designar indicações normativas-- para definir alguns pontos da Constituição Apostólica e poder antecipar o conclave, além de modificar algumas das regras relacionadas às orações e aos rituais da eleição do novo pontífice.

Fonte: Uol

FUNCEME DIVULGA NOVO PROGNOSTICO DE CHUVAS HOJE


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga, hoje, a atualização do prognóstico de chuva para a quadra invernosa (fevereiro a maio) no Estado. Devido a regularidade das chuvas nos últimos cinco dias em todo o Estado, há a expectativa, conforme informações extraoficiais de que o prognóstico seja mais favorável do que o primeiro, divulgado em 25 de janeiro.
Desde ontem (21), técnicos e meteorologistas do núcleo de meteorologia dos estados do Nordeste, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) participam de uma reunião de reavaliação em Natal (RN), analisando e reunindo os dados sobre o cenário pluviométrico para os próximos três meses.
Dados oficiais não foram antecipados. De acordo com a meteorologista da Funceme Dayse Moraes, o novo prognóstico somente será divulgado hoje, até porque os estudos ainda estão em processo de análise pelos técnicos no referido encontro.

Fonte: DN

FACEBOOK CENSURA FOTO DE MULHER OPERADA


Reprodução/Facebook
Campanha dos usuários fez com que a foto voltasse para a rede social
As fotos postadas e depois excluídas do Facebook estão causando polêmica com os usuários novamente. Desta vez, a rede social resolveu deletar a imagem de uma mulher nua que passou por uma mastectomia dupla, a cirugia de remoção de mamas.
A imagem é uma reprodução de um livro de tatuagens e foi publicada no perfil de um estúdio de tatuadores canadense neste mês.
O autor da postagem informa que a mulher da imagem descobriu que tinha câncer de mama e, após o procedimento, resolveu tatuar o peito.
De acordo com informações do Daily Mail, a imagem foi excluída por conta da política do Facebook contra imagens que apresentam nudez.

Do r7

CHUVAS NÃO MUDAM SITUAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS NO NORTE DO CEARÁ

Açude Patos, em Sobral, está com menos de 10% da capacidade
Apesar de tímidas diante da grande demanda, as precipitações da última semana – a mais chuvosa desde o início da quadra invernosa deste ano – “lavaram a alma” e deram nova injeção de esperança para quem vive nas regiões do Ceará mais castigadas pela seca. Nos últimos dias, O POVO percorreu três dos vinte reservatórios d’água em pior situação no Estado e ouviu os relatos de quem convive com o terror da estiagem. Mesmo com as chuvas e o otimismo dos sertanejos, a situação continua complicada: com menos de 10% da capacidade, a água desses açudes é barrenta, malcheirosa e imprópria para o consumo. “A água do açude a gente usa para tomar banho e lavar a casa, no máximo. Para beber, tem que buscar em algum distrito próximo. Água para cozinhar que é o mais difícil, porque tem que ir para outra cidade comprar”, conta a aposentada Sebastiana Araújo. Ela mora próximo ao açude Patos – que no dia 15 deste mês registrava 8,43% de capacidade –, em Sobral, na região Norte.

CHÁVEZ - GOVERNO DIZ QUE EVOLUÇÃO 'NÃO TEM SIDO FAVORÁVEL'

Divulgação
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, tira fotos ao lado das filhas (15/02)

A infecção respiratória com a qual o presidente da Venezuela, Hugo Chávez , tem batalhado desde que foi operado há mais de dois meses para combater um câncer persiste, de acordo com um comunicado emitido pelo governo na noite desta quinta-feira. O anúncio indica uma possível piora no estado de saúde do presidente.
'A insuficiência respiratória persiste e sua tendência não tem sido favorável, razão pela qual continua sendo tratada', afirmou o ministro de Comunicação Ernesto Villegas ao ler o comunicado.
Ainda de acordo com o governo, o tratamento que Chávez vem recebendo para combater o câncer não tem apresentado 'efeitos adversos significativos', afirmou Villegas. Caracas não divulga detalhes do tratamento do presidente, mas especialistas dizem que os remédios contra o câncer diminuem as defesas de seu organismo
A informação rompe três dias de silêncio e tensão em torno à saúde presidencial. Desde que o presidente retornou de surpresa de Cuba para Caracas na segunda-feira, nenhuma informação oficial relacionada com a saúde do mandatário havia sido divulgada.
As informações são do iG

CORINTHIANS JOGARÁ RESTANTE DA LIBERTADORES SEM TORCIDA


O Corinthians disputará suas partidas da Taça Libertadores sem o apoio da torcida em consequência da morte de um jovem boliviano de 14 anos que foi atingido por um sinalizador disparado por um membro da torcida do time paulista durante a partida de quarta-feira contra o San José, informou a Conmebol.
A medida é cautelar. Significa que vai ficar valendo até que se tome uma decisão final, o que deve ocorrer, segundo a entidade, em até 60 dias.
"As partidas do Corinthians como mandante serão disputadas de portões fechados. Nos jogos que o clube disputará como visitante, seus torcedores não terão acesso a ingressos", disse nesta quinta-feira o porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez.

As informações são da Follha de São Paulo
Veja a nota


21/02/2013

O HOMEM QUE FEZ RIR GERAÇÕES COMPLETA 84 ANOS

O mexicano Roberto Gómez Bolaños completa 84 anos nesta quinta-feira. O ator é conhecido por dar vida a "Chaves" e "Chapolim" nos famosos seriados que levam o mesmo nome dos personagens. Navegue pelo álbum e relembre momentos da carreira e da obra de Bolaños (foto de fevereiro de 2012).

Divulgação/Reprodução SBT/Blogs

PROGRAMA CQC EM SOBRAL

Oscar Filho na reportagem - Foto: Sobral Online
O programa Custe o que Custar (CQC) - da Band - está fazendo matéria sobre o desabamento da marquise do Hospital Regional da Zona Norte (HRN), em Sobral, que foi inaugurado com show da cantora baiana Ivete Sangalo. A informação é do blog Sobral Online.

A produção é conhecida por satirizar políticos e artistas, e deve explorar o acidente que feriu um operário de forma bem negativa para a imagem do Governo do Estado. Um dos entrevistados do episódio que deve ir ao ar no início de março, é o Dr.Guimarães, um opositor da família Ferreira Gomes na cidade. O repórter escalado para a matéria foi Oscar Filho, que tentará entrevistar também o governador Cid Gomes.
Redação O POVO Online com informações do  blog Blog Sobral Online

LULA APONTA IMPRENSA COMO REAL OPOSIÇÃO AO PT

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ao lançar extra oficialmente a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, ontem, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou a grande imprensa como principal adversário do PT nas eleições de 2014. Pela primeira vez, Dilma aderiu às críticas à imprensa.

Diante de cerca de mil militantes petistas, Lula verbalizou publicamente aquilo que era dito a boca pequena no PT desde a condenação pelo Supremo Tribunal Federal de líderes históricos como José Dirceu e José Genoino.
“Na ausência de partidos de oposição, um setor da imprensa faz oposição”, afirmou Lula nesta quarta-feira no evento que marcou os 10 anos do partido no governo federal.
Ao longo de meia hora de discurso, Lula fez diversas críticas à imprensa e disparou comentários irônicos contra jornalistas. Cada menção à mídia era comemorada pela plateia aos gritos de “cadeia nacional para o PIG”. O termo PIG, abreviação de Partido da Imprensa Golpista, foi cunhado pelo deputado Fernando Ferro (PT-CE) no auge das denúncias do mensalão.
Lula intercalou críticas à imprensa com a desqualificação dos partidos de oposição, em especial o PSDB, dizendo que os adversários não têm discurso nem proposta, estão inquietos, nervosos e desorientados . O ex-presidente chegou a dizer que os partidos políticos (menos o PT) estão enfraquecidos, causando constrangimento entre os dirigentes de 10 legendas aliadas que prestigiaram o evento.
Enquanto Lula falava, petistas ofendiam jornalistas que cobriam o evento. Uma militante exaltada atravessou o salão do evento para hostilizar a colunista política de um canal de televisão. Pouco antes a repórter Daniela Lima, da Folha de S. Paulo, foi agredida verbalmente e levou um chute de um militante petista. Assustados, alguns petistas pediam que os jornalistas evitassem provocações dos militantes mais exaltados.
Fonte: iG

ABONO PARA OS PROFESSORES DO ESTADO É DISCUTIDO ENTRE SEDUC E APEOC

Foto: Kin Lopes


As comissões técnica e de negociação do Sindicato APEOC estiveram reunidas tratando de encaminhamentos do Abono Geral (integralização dos recursos do Fundeb) que será pago aos professores até o final de março.
Os técnicos apresentaram na reunião ocorrida na última segunda-feira (18/02) a receita do Fundeb do ano de 2012 com as devidas correções (aproximadamente 1 bilhão e 130 milhões de reais).  Afirmaram os mesmos que estavam buscando junto à comissão técnica da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) o valor das folhas de pagamento dos profissionais do magistério deste ano de 2013 (inclusive o valor do abono do 1/3) para com isso calcularmos o que foi aplicado com o magistério e, daí, saber-se quanto falta para atingir 77% dos recursos do Fundeb.
Essa diferença será dividida entre todos os profissionais do magistério que recebem PVR (Parcela Variável de Redistribuição), e professores contratados por tempo determinado que trabalharam no ano de 2012, de acordo com o que define a  a Lei nº15. 243, de 06 de dezembro de 2012,  que disciplina o Art.3º da Lei nº15.064, de 13 de dezembro de 2011, quanto à utilização dos recursos do Fundeb.
O Sindicato APEOC lembra que a conquista do Abono somente foi possível a partir de nossa luta e negociação, que asseguraram através da Lei APEOC (Lei 15.064), a elevação do percentual do FUNDEB a ser investido na remuneração do magistério. Ou seja, saímos de aproximadamente 62% para 77% em 2012, e para 80% em 2013 e 2014 dos recursos do Fundo destinados a pagamento do professor.
O valor a ser divido entre os professores é, justamente, essa diferença entre o que foi investido em 2012 com o magistério e o que falta para atingirmos o 77%. Vale observar que, somente pela Lei do FUNDEB não teríamos nada a ser dividido, posto que o artigo 22 da lei 11.494 fixa o percentual mínimo em apenas 60%.
As equipes técnicas do Sindicato APEOC e SEDUC trabalham para que até o dia 25 próximo sejam anunciados o valor e a data do pagamento do Abono Geral.
O Secretário Executivo da SEDUC confirmou ontem, dia 20/02, ao Sindicato-APEOC, a audiência para o dia 25 de fevereiro às 13 horas, ocasião em que será tratada pauta de reivindicações e anúncio do valor e data do pagamento do abono geral, fruto de nossa luta e negociação.
Fonte: Sindicato Apeoc

PREFEITOS CONHECEM PROJETOS SOCIAIS DO ESTADO


Responsável pela gestão das Politicas Públicas do Trabalho, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nas próximas quinta e sexta-feiras, dias 21 e 22, no Hotel Ponta Mar, em Fortaleza, o Encontro Estadual de Gestores Municipais sobre as Políticas Públicas da STDS. O evento vai reunir os 184 prefeitos e secretários municipais dessas pastas.
Objetivo
Conforme antecipa o titular da STDS, Evandro Leitão, o encontro objetiva fortalecer a interlocução entre o governo do Estado e municípios, contribuindo para a efetivação dessas políticas públicas no Estado do Ceará. No período da manhã serão apresentados e discutidos com os participantes os programas, projetos, serviços e benefícios no âmbito das políticas públicas geridas pela STDS. A Secretária Nacional de Assistência Social, Valéria Gonelli, apresentará a palestra magna intitulada“Política da Assistência Social e Superação da Extrema Pobreza”.

Informações Jangadeiro Online

PROFECIAS APOCALÍPTICAS: TEORIAS VOLTAM À TONA APÓS RENÚNCIA DO PAPA

Nostradamus (reprodução)

Sempre comentadas e cercadas de mistérios, as profecias sobre o fim do mundo ganham força quando ocorre algum fato ou fenômeno de grande repercussão – como o suposto fim do calendário maia em dezembro passado. Na última semana, após o anúncio da renúncia do papa Bento 16, que acontecerá no fim de fevereiro, não tardaram a circular teorias com as piores previsões possíveis, do fim do mundo ao fim do catolicismo. Mas será que alguma delas resiste a uma avaliação racional?
Uma das profecias, atribuída a São Malaquias, afirmaria que o próximo papa seria o último antes da destruição de Roma e do fim do catolicismo. A previsão é baseada em um documento que teria sido escrito pelo bispo Malaquias, no século 12, com 112 breves descrições sobre cada um dos papas que a igreja teria, a partir do ano de 1.143. Na interpretação, a divisa 111 refere-se a Bento 16 como o penúltimo a comandar a igreja. Já o lema de número 112 falaria sobre o último pontífice a exercer o cargo, nomeado como “Petrus Romano”, ou Pedro Romano.
O escritor Wilson A. De Mello Franco, autor de mais de 30 livros digitais sobre profecias, acredita que o nome Pedro é uma indicação de que o próximo papa possa ser Peter Turkson, cardeal de Gana, o que levaria a igreja a ter o primeiro pontíficie negro.
No entanto, para a socióloga Brenda Carranza, pesquisadora na área de sociologia da religião e autora do livro “Catolicismo Midiático” (Ideias & Letras, 2011), a possibilidade de ter um papa negro não se trata de profecia, mas de uma alternativa real. “Existem, sim, africanos que teriam condições de se tornarem papas. O que não tenho tanta certeza é que seja o momento no jogo de forças institucionais que este critério prevaleça”, analisa.
De qualquer maneira, as profecias são contestadas. O teólogo e filósofo Jung Mo Sung, professor de ciências da religião da Universidade Metodista, diz que é preciso cautela quando se fala no documento atribuído a São Malaquias, pois há dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo. “Há uma discussão se o texto é verdadeiro ou se seria uma falsificação feita no século 16”, comenta.

Fonte: iG

GERENTE DO BB É PRESO POR APLICAR GOLPE MILIONÁRIO

Delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, comandou a detenção do gerente na manhã de ontem. Segundo ele, as investigações foram realizadas pela Polícia Civil, em Acopiara, e a prisão decorreu de um mandado judicial fotos: Kiko Silva

Policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) capturaram, ontem, em Fortaleza, o gerente da agência do Banco do Brasil da cidade de Acopiara, na região Centro-Sul do Estado (345Km de Fortaleza). Cleones César Bezerra Piancó, 42, foi preso por ordem da Justiça, acusado de aplicar um golpe estimado em cerca de R$ 3 milhões contra os correntistas e poupadores com contas na própria agência que ele administrava.

A ordem de prisão preventiva foi assinada pelo juiz da Comarca de Acopiara, Wellithon Alves de Mesquita, atendendo a requerimento da Polícia Civil, que vinha apurando o caso, junto com o Ministério Público (MP), desde o ano passado.
Conforme as investigações policiais, o gerente manipulava de forma fraudulenta as contas dos clientes da agência, fazendo transferências, saques e até contraindo empréstimos, num autêntico crime de invasão de conta e violação de sigilo bancário, através de suas prerrogativas como gestor da agência.
Segundo a Polícia, somente de um correntista daquela região, ´sumiu´ mais de um R$ 1 milhão de suas contas corrente e poupança nos últimos meses. A vítima, pai de um oficial graduado da Polícia Militar e ex-integrante da cúpula do Governo do Estado, tornou-se mais uma das cerca de 40 vítimas do gerente que agora está preso.

Do DN

"OPOSIÇÃO NÃO VENCE DILMA" - DIZ LULA

Em aniversário de 10 anos do PT no comando
Em discurso repleto de ironias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado à oposição ao declarar que os adversários "podem juntar quem quiser" que não irão derrotar Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2014. Ao lado de lideranças do PT e de outras siglas, Lula discursou para centenas de militantes que compareceram à festa organizada comemorar os dez anos do partido no governo federal.

"Eles podem se preparar, juntar quem eles quiserem, que, se eles têm dúvida, vamos dar como resposta a reeleição de Dilma em 2014. É essa a consagração da politica do Partido dos Trabalhadores", disse o ex-presidente no encerramento de seu discurso. Em seguida, Lula foi ovacionado pela plateia com o tradicional grito "olê, ole, olá, Lula, Lula."
O ex-presidente disse que o governo petista não pode ser derrotado em 2014 porque "os partidos de lá [da oposição] estão fragilizados". "Eles estão sem valores, sem discurso, sem propostas. Qualquer coisa que eles tentarem fazer, nós fizemos mais e melhor. É por isso que queremos fazer esse debate com eles, com a opinião publica, com a imprensa."
Informações do Uol Notícias

20/02/2013

CARRO FUMACÊ COMEÇA A CIRCULAR NAS RUAS DE COREAÚ


A Prefeitura de Coreaú disponibilizou o carro fumacê que começou a circular pelas ruas da cidade borrifando inseticida de forma espacial para conter a disseminação do mosquito Aedes Aegypti. O veiculo que esta sendo usado pela equipe é  modelo pick-up com o equipamento UBV (Ultra Baixo Volume) acoplado.

Por isso, a participação da população é de suma importância nesta campanha.
Para que a campanha de combate à dengue dê resultados positivos e elimine os focos e a proliferação do mosquito transmissor, é muito importante a participação da sociedade. Por isso, é necessário que portas e janelas sejam abertas quando o carro fumacê estiver passando, já que as partículas do produto químico borrifadas permanecem suspensas no ar por cerca de duas horas, matando o mosquito adulto.

MUNICÍPIOS RECEBERAM REPASSE DO FUNDEB REFERENTE A 2012


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do mês de janeiro foi realizada na segunda-feira, 4 de fevereiro.
 
Os valores foram depositados em dois repasses: o primeiro faz parte do resíduo dos recursos de 2012 e representa R$ 447,4 milhões e o outro é referente ao primeiro repasse de 2013 e soma R$ 682,9 milhões.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explica que essa situação só acontece no mês de janeiro porque, junto com o repasse normal do mês, há um resíduo de receita referente ao ano anterior, pois, ao longo de cada ano, a União só repassa 85% do total de recursos federais que integram o Fundeb. “Os 15% restantes, ficam para serem pagos em janeiro do ano seguinte. Por isso, os Municípios terão em suas contas do Fundo um crédito referente a dois repasses”, conta.

Somente os Estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí têm direito a receber esses recursos, pois possuem valores por aluno/ano abaixo do valor mínimo definido nacionalmente no Fundeb e recebem recursos federais a título de complementação.

Valores em queda mas, a CNM alerta que o resíduo de 2012 teve uma diminuição do valor em razão da queda da arrecadação verificada no ano passado, cujos valores foram publicados no dia 28 de dezembro. E Ziulkoski avisa que é preciso cautela na utilização desses recursos, pois ainda este ano ocorrerá o acerto financeiro decorrente dos valores repassados a mais pela União a título de complementação no Fundeb o que afetará o montante dos recursos federais a serem repassados até abril, por conta do ajuste financeiro. “Dessa forma, ainda há débitos a serem feitos nas contas de Estados e Municípios que recebem esses recursos no Fundeb”, adianta.

Em 2012, a CNM já havia cobrado do Ministério da Educação que a correção das estimativas do Fundeb fosse feita antes do final do exercício financeiro, mas a Portaria Interministerial só foi publicada no dia 31 de dezembro, forçando a realização do acerto nas contas do Fundo para 2013. Portanto, é preciso que os gestores municipais acompanhem os lançamentos a crédito e a débito em suas contas para que o planejamento municipal da área da educação não fique prejudicado, aconselha o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Fonte: Agência CNM

SONY LANÇA PLAYSTATION 4

Nesta quarta-feira (20), às 20h, em conferência realizada em Nova York, EUA, a Sony apresentou seu novo console: o PlayStation 4.

"Será a plataforma de jogos mais poderosa que já existiu", declarou Andrew House, gerente de desenvolvimento da Sony.
A arquitetura do PlayStation 4 é similar a de um PC muito poderoso, divulgou a Sony. O console utiliza uma placa de vídeo "de ponta" e 8 GB de memória unificada.
A empresa também prometeu "continuar explorando o potencial do PlayStation Vita", seu portátil mais recente, assim como a "experiência PlayStation em tablets e celulares".
Uol Notícias

VEM AÍ - I TROFÉU DE LERUÁ DE COREAÚ


Mais informações falar com Manchão

168 MUNICÍPIOS DEPENDEM DO FPM

Em 2010, dos 184 municípios cearenses, 168 ou 91,3% eram mais dependentes de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado pelo Governo Federal, do que de suas próprias bases econômicas. No início da década, em 2000, haviam 173 ou 94% do total nessa condição. Em comum eles apresentavam valor menor do que 1 para o Indicador de Desenvolvimento Tributário e Econômico (IDTE) criado para medir a capacidade financeira/tributária dos municípios brasileiros. A maioria dessas cidades tem população abaixo de 100 mil habitantes e possui reduzida atividade econômica, que reflete na baixa capacidade de geração de receitas tributárias.
Os dados são do Informe 53 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgado ontem pelo órgão. Para o consultor de Economia da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Irineu de Carvalho, a análise feita pelo Ipece ilustra uma situação que não é exclusiva do Ceará, mas que faz parte da realidade de muitos municípios de todo o País. "Da arrecadação nacional, em média, os municípios arrecadam 6%, os estados 24% e a União70%. Os municípios brasileiros cuja arrecadação é de 6% ficam com aproximadamente 18% do bolo, após as transferências realizadas", ressalta.

Diário do Nordeste

CAGECE ABRE CONCURSO PARA 315 VAGAS


Foi publicado nesta terça-feira (19), no Diário Oficial do Estado do Ceará, o edital que trata do concurso público para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece. A seleção pública é para o preenchimento de 315 vagas distribuídas da seguinte forma:
Nível superior 65 e 250 nível técnico. O certame também irá formar cadastro de reserva. A remuneração varia de R$ 3.706,86 a R$ 4.308,97 para os cargos que exigem nível superior, e R$1.946,49 a R$ 2.189,63 para nível técnico.
As inscrições serão realizadas através da internet ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, a partir do dia 6 de março até 31 do referido mês.
O concurso abre vagas para cargos como advogado, médico, engenheiro,arquiteto e tecnólogos nas áreas de saneamento, eletrotécnica e edificações . Confira o editalA seleção ocorrerá por meio de prova objetiva, realizada no dia 14 de abril de 2013.
Jangadeiro Online

MEGA-SENA SORTEIA HOJE R$ 19 MI

A Caixa Econômica Federal sorteia, nesta quarta-feira (20), o concurso 1.470 da Mega-Sena. O prêmio previsto é de R$ 19 milhões. O sorteio será realizado às 20h25 (horário de Brasília), na cidade de São Paulo (SP).

Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio desta quarta-feira recebeu um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos.
Se apenas um apostador ganhar e o prêmio for depositado na poupança, o rendimento seria de cerca de R$ 78 mil no primeiro mês.
O valor do prêmio também é suficiente para adquirir 38 imóveis no valor de R$ 500 mil cada, ou comprar uma frota de 158 carros de luxo.
A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h em qualquer uma das mais de 11,9 mil lotéricas do Brasil.
iG

DILMA E AÉCIO COMEÇAM CAMPANHA 2014


Dilma Rousseff e Aécio Neves inauguram hoje a campanha de 2014. A presidente usará o discurso na festa do PT para reforçar a continuidade entre o seu governo e o de Lula e atacar a "subcultura do medo'' dos que criticaram o governo pela redução da tarifa de energia. No Senado, o tucano dirá que sempre que teve de "escolher entre o Brasil e o partido", o PT optou por si. Citará a eleição de Tancredo Neves e o apoio a Itamar Franco, ao Plano Real e à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Esperado na festa do PT hoje, o também presidenciável Eduardo Campos (PSB) --um dos poucos governadores aliados que faltaram à pajelança do Brasil Sem Miséria ontem-- optou por comparecer à missa de sétimo dia do ex-ministro Fernando Lyra, em Recife.
Já o ex-prefeito Gilberto Kassab, que ainda não embarcou oficialmente no governo Dilma, confirmou presença no convescote.
Texto do convite oficial do PT, assinado por Rui Falcão, para o evento de hoje: "A presidência do PT convida para o ato inaugural das comemorações dos dez anos do Governo Democrático e Popular. O presidente Lula e a presidenta Dilma estarão presentes".

Folha de São Paulo

19/02/2013

NOVO VÍRUS LETAL ESTÁ ADAPTADO PARA INFECTAR HUMANOS, DIZ ESTUDO


Um novo vírus que surgiu em 2012 no Oriente Médio e já matou cinco pessoas está bem adaptado para infectar os humanos, mas possivelmente poderá ser tratado com medicações que reforçam o sistema imunológico, disseram cientistas nesta terça-feira.
O novo vírus, chamado novo coronavírus, ou NcoV, é da mesma família do resfriado comum e da Sars (síndrome respiratória aguda grave). Já houve 12 casos confirmados no mundo — incluindo na Arábia Saudita, Jordânia e Barein —, e cinco pacientes morreram.
Em um dos primeiros estudos publicados sobre o NcoV, que era desconhecido dos humanos até setembro passado, pesquisadores disseram que ele consegue, com a mesma facilidade do resfriado comum, entrar no revestimento pulmonar e escapar ao ataque do sistema imunológico.
Ele então "cresce muito eficientemente" nas células humanas, e isso sugere que o vírus está bem equipado para contaminar humanos, segundo Volker Thiel, do Instituto de Imunobiologia do Hospital Cantonal, da Suíça, que comandou o estudo.
Os coronavírus são uma família de vírus que inclui o resfriado comum e a Sars -- doença que surgiu em 2002 na China e que matou cerca de um décimo das 8.000 pessoas contaminadas no mundo todo.

Do r7

LEITOR ENVIA INFORMAÇÃO AO BLOG VIA FACEBOOK


Boa tarde Romildo, escrevo aqui em nome da Dra. Joana D'arc Cristino Belchior Lima, que nesse último exame oferecido pelo IME, teve a felicidade de ter um de seus filhos (José Vandsberg Costa Lima Filho) aprovado, estando dia 15 no Rio de Janeiro, juntamente com seu esposo José Vandsberg Costa Lima, apadrinhando seu filho para a entrada oficial no Instituto Militar de Engenharia -IME. 
Se possível o Senhor poderia colocar a notícia e as fotos no seu site, pois eu, assim como os mesmos, somos leitores assíduos do seu site.

Fábio Barreira
Filho do Dr. Fernando Teles Camilo, Neto de Lucy Teles e Seu Novo Camilo.

CID REBATE CRÍTICAS E DIZ: "SOU CONHECIDO NO CEARÁ COMO QUEM FAZ E FAZ BEM FEITO"

Cid Gomes - Imagem: Arquivo

O governador Cid Gomes (PSB) comentou nesta terça-feira, 19, pela primeira vez, a queda da marquise do Hospital Regional da Zona Norte (HRN), inaugurado há um mês com show da cantora Ivete Sangalo. Em entrevista publicada no portal do jornal O Globo, Cid se disse machucado por causa do episódio. "Sou conhecido no Ceará como quem faz e faz bem feito. Por isso que isso me machuca, porque vai parecer que as coisas que eu faço são mal feitas, e não são. São muito bem feitas.

Ele explicou ainda que o desabamento da estrutura de ferro ocorreu por uma falha na fixação de parafusos, já que a construtora desconsiderou que havia dois centímetros de revestimento sobre os pilares, o que teria enfraquiecido a estrutura. Além disso, garantiu não haverá prejuízo para o estado. Fez questão também de enfatizar que o novo hospital - cujo setor de emergência ainda não está em funcionamento - possui 57 mil metros quadrados, enquanto a estrutura que desabou e machucou um operário tem 72 metros quadrados.

O Povo Online

COMISSÃO APROVA PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


Os parlamentares que integram a comissão mista que analisa a Medida Provisória do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MP 586/2012) aprovaram, nesta terça-feira (19), o relatório do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) favorável à medida. O relator acolheu seis das 60 emendas apresentadas por deputados e senadores.
De acordo com a MP, a União dará apoio financeiro aos estados, municípios e Distrito Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para investir na formação continuada de professores alfabetizadores dos três primeiros anos do ensino fundamental. Além disso, o fundo apoiaria a premiação de escolas e profissionais da educação reconhecidos pelos resultados alcançados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
O pacto tem o objetivo de promover a alfabetização dos estudantes até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental da educação básica pública, aferida por avaliações periódicas. O governo deve liberar mais de R$ 2,5 bilhões de acordo com o avanço do pacto nacional, que pretende erradicar o analfabetismo nessa faixa etária até 2020. Pelo menos R$ 1,1 bilhão já será liberado em 2013.
Entre as emendas acolhidas, estão duas de autoria do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) sobre a educação especial. Uma inclui na MP menção à formação inicial e continuada de professores com capacitação para a educação especial e a outra propõe o desenvolvimento de recursos didáticos, pedagógicos, currículos e métodos para essa modalidade.

Do Senado Online
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.