Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

18/06/2011

CALÇADÃO DE COREAÚ COMEÇA A GANHAR ESTRUTURA

NOSSA HOMENAGEM À MARIA BERNADETE SILVA



Aos 29 dias do mês de março do ano de 1959, na cidade de Massapê, nascia Maria Bernadete Silva. Filha de Raimundo Martins da Silva e Maria de Lourdes Gomes Silva. É a 6ª filha de doze irmãos. Coincidentemente, sua avó materna, Bernardina Sousa Aguiar, é natural da cidade de Coreaú. Filha de pessoas simples, humildes e trabalhadoras. Bernadete teve uma infância normal como qualquer criança, porém, destacava-se na família pela grande determinação em seus objetivos e sua personalidade forte, mesmo sendo apenas uma criança.
Em sua jornada estudantil, iniciou seu aprendizado na escola pública Wilebaldo Aguiar, na cidade de Massapé, onde cursou até o 4º ano primário, hoje conhecido como Ensino Fundamental I. Em seguida, cursou o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, ou seja, do antigo 5º ano primário até o 3º científico, no Centro Educacional Massapêense-CNEC, colégio particular de grande respaldo na cidade. Lá, destacou-se como uma boa aluna por ostentar notas muito satisfatórias, além de apresentar um bom comportamento e mostrar-se sempre presente e engajada em movimento e atividades promovidas.Sempre teve grande representatividade em seu ambiente estudantil, participou de Grêmios Estudantis, entre outros.
No campo católico, participava de praticamente todos os movimentos da Igreja. Fez parte do Grupo de Liturgia, da Pastoral da Criança, foi Catequista e atuava no Grupo de Jovens.
No ano de 1981, após concluir o Ensino Médio, prestou vestibular para Enfermagem, na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, onde foi aprovada logo na primeira vez. Destaca-se que bem antes dessas primeiras conquistas, o trabalho na vida de Bernadete iniciou bastante cedo. Aos 13 anos de idade, começou a trabalhar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapé, como estagiária bolsista, em seguida fez um Curso de Secretária Executiva, o que possibilitou ampliar o seu tempo de trabalho na referida instituição até que conseguisse concluir o Curso de Enfermagem.
Aos 16 anos. ficou órfã de mãe e teve que cuidar de seus irmãos menores. Trabalhava muito, pois precisava pagar os estudos e ajudar na renda familiar. Porém, a dor da perda e as dificuldades do dia-a-dia não barraram os caminhos que haviam de ser trilhados por ela.
Ao concluir a Universidade, Bernadete ganhou, segundo ela própria, o melhor presente que uma mulher pode receber na vida: a dádiva de ser mãe. Criou seu filho Uriel com dificuldades, porém nunca deixou que nada faltasse a ele e sempre lhe disponibilizou o que uma mãe pode dar de melhor a um filho: carinho e educação a fim de torná-lo um homem de bem.
Retornando à vida profissional, a carreira de Bernadete como enfermeira, teve início em Massapé, no Hospital Ana Paulino de Aguiar, onde trabalhou durante 03 anos, como enfermeira e, posteriormente, como Diretora. Depois atuou como Secretária de Saúde e também passou pelo Centro de Saúde de Massapê.
No dia 20 de Janeiro de 1990, veio para Coreaú, após solicitar demissão do emprego em Massapê, em busca de ascensão profissional e melhores expectativas financeiras. Aqui, Bernadete iniciou uma nova jornada de trabalho, anseios, lutas e vitórias. Começou a trabalhar no município como enfermeira no Hospital Municipal Dr. Fernando Teles Camilo. Em seguida, foi nomeada Secretária de Saúde por 03 gestões consecutivas. Foi Diretora do Centro de Saúde por 04 anos e, recentemente, atuou como Diretora Administrativa do Hospital Dr. Fernando Teles Camilo.
Durante todo esse período, realizou esforços imensuráveis para trazer benefícios para a área da saúde em Coreaú. O primeiro desses embates foi uma batalha travada na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, a fim de trazer para o município uma Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde. Nisso, conseguiu 52 vagas, sendo 35, na 1ª etapa, e 17 em outro momento. A finalidade da capacitação era combater a alta taxa de mortalidade infantil que o município apresentava naquela época.
Em seguida, Bernadete buscou recursos para o hospital, pois o mesmo não possuía renda própria e era mantido apenas com recursos da Prefeitura. Para tanto, conseguiu através da Secretaria de Saúde do Estado a implantação dos programas de A.I.H. (Autorização Para Internação Hospitalar), o S.I.A. (Sistema de Informação Ambulatorial) e o P.A.B. (Plano de Assistência Básica). Desde então, os referidos Programas ajudam a subsidiar as despesas do Hospital, melhorando a qualidade de vida do mesmo e amenizando os custos municipais.
Dando prosseguimento a sua jornada, Bernadete atuou como Conselheira Municipal de Saúde e posteriormente como Presidente do Conselho de Saúde durante dois períodos. Fez também capacitação para Conselheiros de Saúde.
Suas conquistas ainda não pararam por aí. Através de reuniões na Diretoria Regional de Sobral, hoje 11ª CRES, tomou conhecimento da disponibilidade de recursos financeiros estaduais oriundos do KFW (Banco Alemão) para a construção, reforma e ampliação de Unidades de Saúde Pública. Após muitos esforços, diversas viagens à Fortaleza de ônibus durante a madrugada e principalmente com muita perseverança, Bernadete conseguiu trazer uma equipe do KFW à Coreaú para que pudesse conhecer a realidade do município. E dessa forma, o recurso nos foi concedido e Coreaú ganhou a reforma e a ampliação do Centro de Saúde Dr. Manoel Carneiro de França e das Unidades Básicas de Saúde de Aroeiras, Araquém e Ubaúna, além de todo o equipamento e treinamento para a melhoria da qualidade dos serviços de Saúde.
Essas atitudes foram os pontapés iniciais dados em busca de uma melhor qualidade de vida para a população coreauense. Bernadete sempre foi motivada pelo desejo de ver Coreaú crescer no atendimento na área da saúde. Suas incessantes buscas e conquistas por melhoria continuaram com muita luta e insistência. Realizou treinamentos em Fortaleza, conseguiu três cursos de Auxiliar de Enfermagem e um Curso de Técnico de Enfermagem para Coreaú, nos quais foi instrutora através da Escola de Saúde Publica do Estado do Ceará, promovido pelo PROFAE/CE. Trouxe também um Curso de Auxiliar de Enfermagem para Moraújo. Tais atitudes vieram melhorar o mercado de trabalho na área de saúde em nossa região, pois nos mesmos foram formados 132 profissionais entre sede e distritos de Coreaú e no Município de Moraújo.
Enquanto trabalhava, também se dedicava aos estudos para o aperfeiçoamento de suas funções na área da Saúde. Após sua formatura, fez três especializações, ou seja, pós-graduações, especificamente em Obstetrícia, Educação na Área de Saúde e Enfermagem (o que lhe concede o direito de lecionar no curso de enfermagem) e Especialização na Área de Gestão Hospitalar (o que lhe capacitou prontamente a dirigir uma Unidade Hospitalar) conforme a lei.
Passou por vários mandatos de diferentes gestores, entre eles o saudoso Sr. Francisco Cristino Moreira, o Sr. Francisco Antonio Cristino Meneses, o saudoso Sr. Luiz Carneiro de Albuquerque, o saudoso Sr. Bernardone Teles Pinto, Sr. Adison Albuquerque (popular Dr. Dílson) e atualmente o nosso EXMO.SR. Prefeito Carlos Roner Félix de Albuquerque, aos quais a mesma só tem a agradecer.Em oração pelos que faleceram, e aos que aqui se encontram nosso reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados à população coreauense.
Ao todo, somam-se 23 anos de dedicação e carinho pelo povo de Coreaú. E sem sombra de dúvida o amor à profissão lhe permitiria fazer tudo novamente, conforme Deus venha a permitir. Por tudo isso é que, merecida mente, Bernadete fez jus para receber o título de CIDADÃ COREAUENSE.
Vieram ao mundo pelo poder de Deus e com o auxílio das mãos de Bernadete, cerca de 1050 crianças no decorrer desses anos tão maravilhosos, agraciados e bem vividos de muito amor à profissão, carinho pelo próximo e paixão pela saúde.


Uriel Backson Silva Ferreira
Coreaú, 16 de Junho de 2011.

DICA DE FILME PARA A EDUCAÇÃO

Gênio Indomável

Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros, mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o difícil temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

CURIOSIDADE

O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?

A bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas correspondem ao número total de Estados brasileiros e também o Distrito Federal. O desenho celeste estampado na nossa bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará. O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante – da constelação de Virgem.

SÓ LEMBRANÇAS

Foto: Portal Coreaú
Só lembranças, só lembranças, só lembranças e nada mais....
Letra da Música só lembranças de Bartô Galeno

O PEQUENO E O GRANDE

Não é raro que as pessoas comuns manifestem sua inveja, quando a imprensa escrita apresenta fatos da vida de artistas, reis, esportistas famosos.
Invejam a sua riqueza. Sobretudo a sua fama. As pessoas comuns andam todos os dias pelas ruas e não se tornam notícia por terem ido a uma exposição, ao supermercado, à praia.
Não são vistas. Afinal, são tantas as pessoas comuns e, normalmente, umas não olham para as outras.
E isso nos recorda de uma comparação entre o mar, imenso, que joga suas ondas com barulho estrondoso nas pedras e recifes e os rios tranquilos.
É no mar que viajam os grandes transatlânticos, os iates luxuosos e as lanchas velozes, levando pessoas que nos parecem sempre muito felizes.
É o mar que abriga no seu seio tesouros inimagináveis da fauna, da flora e riquezas humanas, resultantes dos naufrágios, de grandes tragédias.
Quando se quer dar um exemplo de algo poderoso, enorme, o mar é o escolhido. Com sua grandeza e perigos, ele assusta muita gente.
Os rios, por sua vez, são calmos. Nascem de pequeninas gotas prisioneiras de vales e montanhas que, aos poucos, vão se libertando e se juntando, formando filetes.
Vão descendo calmas por entre pedras, escolhendo caminhos entre encostas, engrossando e tomando a forma dos rios generosos.
Por serem águas claras e boas, servem para dessedentar o viajante cansado. São a alegria dos pescadores que, em suas águas, se divertem a pescar, sem maiores aventuras.
As crianças barulhentas vão nelas lançar seus barcos de brinquedo.
Os pássaros brincam em suas margens e saciam sua sede. Homens inteligentes as canalizam, de forma que sirvam a muitos outros, em suas casas, no conforto dos seus lares.
Quando as pessoas desejam ouvir os sons graves, buscam o mar. Quando desejam paz, buscam os rios porque sua música é mais suave, delicada.
Os mares e os rios nos dizem que cada um tem seu valor e sua importância.
Se todas as águas fossem salgadas como a dos oceanos e mares, o homem padeceria a sede.
Se não houvesse a tepidez das águas salgadas talvez não existisse a vida na Terra, pois que tudo ali se iniciou.
Mar e rio, oceano e águas tranquilas. Ricos, famosos e pessoas comuns. Todos são importantes no concerto da vida. Cada qual, onde está, com suas condições, tem sua missão, suas dores e alegrias e, sobretudo, a sua responsabilidade.
*   *   *
Você já pensou que a maravilha na Terra está justamente na diversidade das oportunidades que ela apresenta?
Cada qual, onde se encontre, com o que tenha, pode cooperar para a harmonia da vida.
Quando você passeia pelas ruas bem cuidadas da cidade, deve isso a homens e mulheres comuns que realizam a sua limpeza, podam as árvores e plantam flores nos canteiros.
Quando você admira leis sábias e justas, reverencia os legisladores.
Quando se delicia com uma música, agradece aos compositores.
Todos somos importantes e a Terra se tornaria um caos se todos desejassem ser iguais e fazer as mesmas coisas.
Pensemos nisso e valorizemos o que somos e o que fazemos.
 
Redação do Momento Espírita.
Em 17.06.2011.
 

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem17/06/2011 - 950

CONSTRUÇÃO NO PORTO DO ITAQUI

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, em reunião, na quarta-feira (15), com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, garantiu liberação de R$ 80 milhões para serem investidos na construção do berço 108 no Porto do Itaqui. O encontro que aconteceu em Brasília, também tiveram a participação do secretário de Representação Institucional do Maranhão no Distrito Federal (Rebras), Marco Antônio Toccolini, e os deputados federais Francisco Escórcio, Cleber Verde e Luciano Moreira.

Do total dos recursos, o  Ministério dos Portos já está empenhando R$ 38 milhões, e segundo adiantou Luiz Fossati, o processo licitatório deverá ocorrer em meados de agosto. Ao fim de julho, o ministro Leônidas Cristino e a governadora Roseana Sarney deverão assinar em São Luís, o Termo de Compromisso. Segundo o presidente da Emap, a parceria firmada possibilitará já em outubro o início da construção do berço 108.  "Qualquer investimento para o Porto do Itaqui é bem vindo. A própria governadora Roseana Sarney enfatiza que não existe desenvolvimento sem um porto grande e competente”, assegurou Fossati.


Informações Imperatriz Notícias

LHC E A NOVA FÍSICA

Hoje, por volta das 10:50, horário local, um marcador na sala de controle do LHC passou de 0,999 para 1, atingindo algo que os físicos chamam de luminosidade integrada.
Luminosidade integrada
O contador agora marca 1 femtobarn inverso.
Essa é a quantidade de dados acumulados por meio dos experimentos ATLAS e CMS, um marco importante na busca daquilo que os cientistas chamam de uma "nova física".
O número significa uma quantidade que os físicos chamam de luminosidade integrada, que é uma medida do número total de colisões produzidas.
Um femtobarn inverso equivale a cerca de 70 milhões de milhões (70 x 1012) de colisões e representa uma quantidade de dados que os físicos acreditam ser suficiente para cruzar as fronteiras da física atual.
Nova física
Atingir um femtobarn inverso era o objetivo definido para todo o ano de 2011, tendo sido atingido com apenas três meses de colisões.
"Quando nós estabelecemos o objetivo de alcançar um femtobarn inverso em 2011 foi por uma boa razão: essa quantidade de dados pode muito bem dar-nos acesso a uma excitante nova física," afirmou hoje Steve Myers, diretor do CERN.
Nessa nova física que os experimentos do LHC estão procurando está o mecanismo de Higgs e a supersimetria.
O mecanismo de Higgs, e sua partícula associada, também chamada de partícula de Deus, é o último ingrediente que falta do chamado Modelo Padrão da física de partículas, que explica o comportamento e as interações das partículas fundamentais que compõem a matéria comum, da qual nós e tudo ao nosso redor é feito.
Sem o mecanismo de Higgs, a teoria não consegue explicar o que dá massa às partículas.
A supersimetria é uma teoria que vai além do Modelo Padrão. É uma teoria mais elegante da matéria ordinária, e também poderia explicar a misteriosa matéria escura, que compõe cerca de um quarto do Universo.
Com um femtobarn inverso de dados há uma chance real de que, se estas teorias estiverem corretas, elas vão começar a manifestar-se nos dados.
Os experimentos do LHC estão agora trabalhando arduamente para deixar os resultados prontos para as principais conferências de física desta temporada: a conferência da Sociedade Europeia de Física sobre Física de Altas Energias, que será realizada em Grenoble de 21 a 27 de julho, e a Conferência Lépton-Fóton, este ano organizada pelo Instituto Tata, em Mumbai, de 22 a 27 de Agosto.

17/06/2011

ULTIMA DA NOITE - APEOC DECIDE INDICATIVO DE GREVE

Os professores da rede estadual de ensino, em Assembleia Geral da categoria, convocada pelo Sindicato – APEOC, na manhã de hoje (17), sexta-feira, nas dependências do Ginásio Paulo Sarasate, decidiram deliberar indicativo de greve e agenda de mobilização. A decisão da Assembleia Geral ocorreu por necessidade de proposta objetiva do governo e de acelerar a resposta que venha atender a pauta encaminhada pelo Sindicato – APEOC, com prazo pré-estabelecido pela Assembleia: 29 de junho.

Mais informações no site da APEOC

A FRASE DO DIA

"O tempo tem duas caras, se bem aproveitado será um grande aliado, se não, será seu pior inimigo".

PROVA BRASIL E SAEB SERÁ EM NOVEMBRO


As escolas brasileiras realizarão em novembro a Prova Brasil e as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que visam medir o conhecimento dos estudantes em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Os exames são aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas ocorrem entre os dias 7 e 18 de novembro, e os resultados obtidos serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola pública, dos municípios, dos Estados e do País.
Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental da rede pública. Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental público e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na 3º série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

NOTA DO BLOGUE

Em nome do professor Fernando Machado, toda a equipe do RM no Foco, parabeniza nosso ilustre conterrâneo Leonardo Pildas.

CONFIRMADA APÓS UM ANO O SHOW DE ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO EM COREAÚ

:
A informação foi obtida diretamente da agenda dupla sertaneja
(CORRIGINDO A INFORMAÇÃO DADA ONTEM)

NÃO ESQUEÇA. É AMANHÃ

ABERTURA DA COPA DO MUNDO EM SÃO PAULO AMEAÇADA

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, jogou no colo dos vereadores de São Paulo a abertura da Copa do Mundo de 2014. O cartola falou nesta sexta-feira (17), no terreno da arena, em Itaquera, que se a Câmara Municipal não aprovar os R$ 420 milhões em incentivos fiscais, a Fifa vai levar o jogo inicial do Mundial para outra cidade, conforme adiantou o R7 na quarta-feira (17). - Sem o dinheiro dos incentivos fiscais não tem como ter a abertura da Copa em São Paulo.

O vereador Paulo Frange, presidente da Subcomissão da Copa na Câmara Municipal, também deixou claro que a bomba agora está nas mãos dos vereadores.

- Nós temos que aumentar a velocidade para aprovar esse incentivo. Neste momento, temos data marcada. Dia 11 de julho nós temos que apresentar segurança para a Fifa.

Em uma manobra política bem estruturada para conseguir injeção de verba pública no projeto, a decisão de receber ou não a partida inaugural saiu das mãos da CBF e do Corinthians. O Brasil foi escolhido sede da Copa do Mundo de 2014 há quatro anos, época em que ficou decidido que São Paulo faria a abertura do Mundial, a princípio no Morumbi. Entidade e clube conseguiram colocar o estádio do Timão no lugar da arena do São Paulo, mas ainda não viabilizaram a construção. Agora, ficou configurada a ‘armadilha’: só o dinheiro público salva a cidade. 

Informações R7

Do blog: Depois de tirarem uma coisa certa, que era a abertura no Murumbi para um estadio que não existe, todos já sabiam que isso não ia dar certo.

DE PROFESSOR PARA PROFESSOR

ROMILDO MOURA É PROFESSOR DO ESTADO
 
Caro Romildo,
 
Fico muito feliz em saber que você ingressou no quadro dos professores da rede estadual de ensino.
 
Parabéns pela vitória, pois sei que as dificuldades que você passou foram enormes.
 
Que Deus esteja sempre a seu lado, dando-lhe sabedoria, guiando-lhe os passos na prática diária desse novo mister.
 
Um abraço fraternal.
 
 
Fernando Machado Albuquerque
Professor

ECLIPSE LUNAR EM COREAÚ

AGRADECIMENTOS

A escola Flora Teles agradece em nome da Diretora Daniela Taboza a sra. Ana Célia Belchior, pela doação cartilhas da Funceme que servirá de auxilio para pesquisa de alunos.

ANIVERSÁRIO DE LEONARDO PILDAS


Quem está aniversariando neste 17 de junho, para a nossa alegria, é Leonardo Pildas de Menezes Cavalcante, ou simplesmente Pildas.
Pildas é pessoa querida no município de Coreaú, onde nasceu. Tem se notabilizado em nossa região pelo grande empenho e dedicação em resgatar a memória de nosso povo.
                        Autor de diversos livros, entre os quais “História de Coreaú (1702-2002)” - sua obra maior - Pildas é um ser humano invejável por sua capacidade de arquivar textos garimpados de fontes várias, bem como de fotografias antigas que narram, em pormenores, os fatos que marcaram, ao longo de décadas, o processo de formação e desenvolvimento de Coreaú.
                        Cuida-se de um pesquisador atento, zeloso, sempre motivado pelo amor incondicional que tem a nossa terra, buscando com sua inconfundível sensibilidade mostrar nossos costumes e tradições, pulverizando seus escritos com o ar da prosa poética, utilizando-se de uma linguagem escorreita, diluída em um verdadeiro oceano de reminiscências dos tempos de outrora.
                        Quem nasceu em datas mais pretéritas, ao se debruçar na leitura do livro em comento, sente, lá no fundo do âmago, uma saudade estonteante, amiúde nostálgica, do nosso amado Coreaú, um território abençoado (pelas graças da padroeira N. S. da Piedade), celeiro de valores intelectuais e morais com expressões nas diversas áreas do conhecimento humano, como Dom Benedito Francisco de Albuquerque (Bispo emérito de Itapipoca-CE), Dr. Galba Gomes, Dr. Vicente Belchior Cristino, o próprio escritor em tela e tantos outros que dignificam a imagem de nosso torrão, os quais se assemelham a verdadeiros soldados na defesa do bom combate.
                        Por essas e muitas razões, Coreaú se sente feliz por ter um conterrâneo tão preocupado com nossa história, com nossa memória, que é o indelével Leonardo Pildas.     
                        Ficam registrados aqui, os nossos mais sinceros parabéns.
                         

Coreaú-CE, 17 de junho de 2011. 


Fernando Machado Albuquerque
Técnico Judiciário (TJCE)
Professor estadual

GOVERNO INAUGURA MAIS UMA DELEGACIA NO INTERIOR

A população do município de Aurora, a 476 quilômetros da Capital, recebe nesta sexta-feira (17) sua delegacia de Polícia. A iniciativa faz parte do projeto de interiorização da polícia judiciária, que já criou outras 18 unidades em cidades do Estado.A solenidade de inauguração está prevista para às 15 horas.
Para construir e equipar a Delegacia de Aurora foram investidos mais de R$ 940 mil. Cada uma das unidades criadas conta com circuito interno de TV, duas celas,  depósito de material apreendido, custódia, alojamentos para as polícias civil e militar, cartório, sala de audiência, sala para os delegados adjunto e titular, sala do inspetor chefe, sala de  comando da PM, dois depósitos de armas, recepção. Os banheiros foram construídos pensando tanto nos funcionários, como também para aqueles que sejam portadores de dificiência. Copa e pátio interno, além de dois  veículos tipo Hilux, modelo SRV completam o projeto.
O  projeto prevê a construção de 50 novas delegacias. Além de Aurora, os municípios de Parambu, Viçosa do Ceará, Lavras da Mangabeira, Ipueiras, Mauriti, Tamboril, Guaraciaba do Norte,  Massapê, Caririaçu, Santana do Acaraú, Trairi, Amontada, Itarema, Missão Velha, Milagres, Pentecoste, Pedra Branca , Várzea Alegre foram os contemplados. 

Outras 23 estão com obras em execução, sendo Varjota, Pacujá, Coreaú, Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Alto Santos, Jaguaretama, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Pindoretama, Chorozinho, Orós, Araripe, Independência, Jardim, Banabuiu e Granja.

Fonte: DN 16/06/2011

PROGRAMA SIMULA ACONTECIMENTOS NO ESPAÇO

Com este software é possível viajar pelo universo como se você estivesse em uma nave espacial, só vendo para entender tudo o que este programa é capaz de fazer. A imagem acima mostra a uma simulação feita por mim no dia do eclipse luna do dia 15/06/211.

CIÊNCIA

Astrônomos descobrem motivo de misterioso clarão no espaço

Astrônomos acreditam ter resolvido o mistério de uma das maiores explosões espaciais jamais registradas. Eles afirmam que a explosão em uma galáxia distante aconteceu depois que um buraco negro massivo devorou uma estrela. A energia liberada foi detectada primeiramente pelo satélite Swift no dia 28 de março e foi confirmada depois por telescópios.

Alguns cientistas acreditaram que o clarão era uma explosão de raios gama de uma estrela em colapso, porém a queima de um evento como este dura normalmente apenas poucas horas. Ao invés de desaparecer, a explosão cósmica continuou a queimar e a emitir radiações de alta energia por dois meses e meio.

Duas equipes concluíram que uma estrela do tamanho do Sol foi sugada por um buraco negro gigante do mesmo jeito que uma mosca não consegue escapar de um sapo.

Assim que o buraco negro abocanhou a estrela, um feixe de energia foi jorrado em direção a Terra e isto pode ter sido registrado pelos telescópios. O banquete estelar ocorreu em uma galáxia a 3,8 bilhões de anos luz. Um ano luz corresponde a cerca de 9,66 trilhões de quilômetros.
 
Informações iG

GOOGLE LNAÇA NOVA FERRAMENTA

O Google lançou ontem, quinta-feira, um novo recurso  de busca de imagens. Agora, no lugar onde o usuário fazia uma busca por ilustrações pode-se buscar pela própria imagem  e assim, ter acesso a todas informações referentes a imagem em questão.

O uso da nova ferramenta não apresenta dificuldades, deste modo, quem quiser realizar o procedimento, basta ir à busca por imagens do Google e verá ao lado da barra principal a imagem de uma pequena câmera. Clique nela e aparecerá duas opções de uso, na primeira, o usuário poderá adicionar apenas o URL da imagem escolhida, enquanto na segunda, há a possibilidade de enviar o arquivo que está no computador, assim, o buscador irá fazer a procura automática.

Este recurso possibilita ao usuário encontrar o referencial de onde copiou uma determinada imagem, ou mesmo, encontrar o nome de uma obra de arte, por exemplo.

O sistema irá analisar os principais pontos da ilustração e, em poucos segundos, garante fornecer todos os dados referentes a imagem procurada. Na página principal do Google, os usuários estão sendo convidados a experimentar a novidade.

Fonte: Oficina da Net

FOTOS DO ECLIPSE LUNAR DO DIA 15/06/2011 EM COREAÚ


ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 16/06/2011 - 895

GASOLINA VAI SUBIR DE NOVO

O Banco Central (BC) elevou de 2,2% para 4% a projeção de alta no preço da gasolina ao longo de 2011. De janeiro a maio, o preço do combustível subiu 10,5%, o que se transformou em fator adicional de pressão sobre a inflação e de preocupação do BC. Mas a autoridade monetária aposta que o preço do combustível vai devolver parte da alta registrada no início do ano.

As estimativas de alta da gasolina são feitas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e compõem o quadro econômico considerado pela autoridade para calibrar a taxa de juros e manter a inflação na meta. Mesmo passado o período mais crítico de abastecimento do etanol, o BC elevou a projeção de alta da gasolina. Foi a falta de etanol (produto adicionado à gasolina no Brasil) que puxou a alta dos custos. 

Além dos problemas de abastecimento com a entressafra da cana de açúcar, o cenário internacional de incertezas nos países produtores de petróleo do Oriente Médio e de norte da África, que puxou os preços do barril no mercado internacional para mais de US$ 100, trazem riscos para a inflação. Até agora, a Petrobras não reajustou os preços nas refinarias, seguindo orientação da presidente Dilma Rousseff. 

16/06/2011

FRASE

É linda a festa da democracia, são milhões de brasileiros unidos num único pensamento: "Quando essa porra de horário político vai acabar?"

PROFESSORES CONCURSADOS DO ESTADO TOMAM POSSE

a manhã desta quinta-feira (16), às 8h30, tomaram posse 103 professores concursados e nomeados, conforme publicação no DOE de 17 de maio de 2011. Destes, 53 foram empossados no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), enquanto os demais compareceram nas sedes das respectivas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) onde foram lotados.

Os novos professores irão lecionar as disciplinas de Biologia, Educação Física, História, Geografia, Filosofia, Física e Língua Portuguesa.


Do moderado: Tive o "prazer" de entrar no hall dos efetivos do estado.

NOTA

CIÊNCIA

Buracos negros gigantes já existiam no início do universo

O que são buracos negros?
Retratados em filmes e nos programas de TV na maioria das vezes como portais para uma outra dimensão, ou como aspiradores de pó cósmicos sugando tudo ao seu alcance, os equívocos em torno de buracos negros são muitos e variados.
Na realidade, os buracos negros se formam quando, no final do seu ciclo de vida, as estrelas de grande massa colapsam e explodem em uma supernova.
Estes buracos negros relativamente insignificantes podem representar uma "semente" para o desenvolvimento dos buracos negros gigantes - os chamados supermassivos - encontrados no centro das galáxias. Eles crescem absorvendo gás, estrelas e outros buracos negros.

Buracos negros no início do universo
Usando a mais distante imagem de raios X já captada, astrônomos encontraram agora o primeiro indício direto de que buracos negros maciços eram comuns no início do universo.
A descoberta, feita a partir do Telescópio Chandra, mostra que os buracos negros muito jovens crescem de forma mais agressiva do que se pensava, acompanhando o crescimento de suas galáxias.
Esse crescimento acelerado significa que os buracos negros vistos pelo Chandra são versões menos extremas dos quasares - objetos raros, muito luminosos, alimentados material caindo sobre buracos negros supermassivos.
No entanto, as fontes de raios X agora detectadas são cerca de 100 vezes mais fracas, e os buracos negros têm uma massa 1.000 vezes menor do que os quasares.

Censo de buracos negros
As observações constataram que entre 30 e 100 por cento das galáxias distantes contêm buracos negros supermassivos em crescimento.
Extrapolando estes resultados, a partir da pequena área observada para o céu inteiro, haveria pelo menos 30 milhões de buracos negros supermassivos no início do universo.
Isto é 10.000 mais do que o número de quasares até agora estimado para o universo primordial.
Como a atmosfera da Terra absorve a grande maioria dos raios X, eles não são detectáveis a partir de telescópios terrestres, sendo necessário um telescópio espacial para fazer essas observações.

AZEITE DE OLIVA PODE REDUZIR RISCO DE DERRAME

Pessoas idosas que ingerem azeite de oliva correm menos risco de sofrer um derrame do que aqueles que não o fazem, sugeriu um estudo com mais de 7.000 franceses publicado nesta quarta-feira, 15, nos Estados Unidos.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, França, acompanharam 7.625 pessoas de 65 anos de idade ou mais em três cidades (Bordeaux, Dijon e Montpellier) por um período de cinco anos.

Durante esse tempo, houve 148 derrames. Os indivíduos foram divididos em grupos de acordo com o seu consumo de azeite de oliva, indo daqueles que não consumiam nada àqueles que usavam o produto em molhos, em receitas e no pão.

Quando os pesquisadores levaram em consideração fatores como a massa corporal, atividades físicas e a dieta constataram que os consumidores "intensivos" de azeite de oliva tinham 41% menos risco de derrame comparados aos que nunca consumiam azeite.

"Nossa pesquisa sugere que uma nova série de recomendações de dieta precisa ser elaborada para prevenir derrames em pessoas de 65 anos ou mais," disse a autora do estudo Cecilia Samieri.

"Os derrames são tão comuns em pessoas idosas e o azeite de oliva pode ser uma forma barata e fácil de ajudar a prevenir isso."

As descobertas foram publicadas no Medical Journal of the American Academy of Neurology.

Jornal O Povo - 15/06/2011
Indicação Ana Célia Belchior

LEITE DE BÚFALA

   *Geraldo Duarte

Em Fortaleza, até a década de sessenta, século passado, existiam vacarias e, ali, o leite era vendido a consumidores e leiteiros. Estes, a cavalo, o revendiam de porta em porta. Viam-se filas, ao raiar do Sol, para adquirir leite mungido, quentinho, da ordenha de vaca especialmente tratada. Pessoas, com canecas de alumínio, aguardavam. E o ordenhador, de quando em quando, advertia: “não aceito copo com manteiga no fundo.”. O amanteigado impedia a formação de espuma, complemento da quantidade cobrada.
Parte da população não aceitava a compra domiciliar. Desconfiava ser “leite batizado”, aquele com adição fraudulenta de água. Houve quem garantisse ter encontrado piaba no produto. O “batismo” ocorrera em lagoa ou riacho.
Um dos maiores estabelecimentos locais pertencia a Seu Zé Augusto. Situava-se às margens do córrego que se iniciava no sangradouro da Lagoa de Parangaba. O cuido verificava-se diretamente por aquele senhor, demonstrando estima pelos animais. Veterinário amigo, funcionário de repartição agropecuária, trouxe-lhe a ideia do “caminho da mina”. Criação de búfalos. E encantou-o. Da Ilha de Marajó, não sei como, vieram seis rezes. Um enorme touro, de grandes chifres horizontais, e cinco novilhas. Tão logo colocados no curral, demonstraram estúpida força. Destruíram-no e aboletaram-se na lama do fosso do desaguadouro da lagoa. Lá viviam, cruzavam e pariam. Destruições, brigas com vizinhos, despesas e mais despesas.
Como não há males que durem infinitamente, um motorista fardado, dos sapatos ao quepe, estacionou um Chevrolet Impala defronte a casa de Zé Augusto. Diariamente, compraria dez litros de leite de búfala. Acordado o preço, vezes maiores do que o das nelores e holandesas, o negócio prosperou. Clientes multiplicaram-se. Reluzentes carrões enfileiravam-se. Desconhecia-se o motivo da grande procura, somente descoberto quando um adquirente revelou ser aquele leite mais afrodisíaco do que a catuaba.
Tudo não passou de fogo em palha. A demanda zerou. O gado foi vendido para o agrônomo Valter Benevides.

*Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.
Jornal da Cidade
Aracaju, 15 de junho de 2011
E-mail de Rogério Cristino

LI NO RM NO FOCO

PROJETO CONTRA O BULLYING É APROVADO

O Senado aprovou, ontem, o projeto de lei que obriga os estabelecimentos de ensino a adotar condutas para prevenir e combater entre os estudantes a prática do bullying, ou seja, de intimidação e agressão.

O texto inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) um artigo que obriga escolas a promover um "ambiente escolar seguro", com estratégias de prevenção e combate à prática do bullying.


Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado, sem necessidade de passar pelo plenário, segue agora para votação na Câmara.


Atualmente, na legislação brasileira, não há a previsão de combate ao bullying nos ambientes escolares, apenas menções indiretas à sua prática.


A Constituição Federal prevê, por exemplo, assegurar à criança e ao adolescente um ambiente a salvo de toda forma de negligência, discriminação, crueldade e opressão, mas sem nenhum menção ao bullying. O mesmo ocorre no Estatuto da Criança e do Adolescente, que não inclui o bullying entre os seus artigos.

Informações Diário do Nordeste


-Oh "cabôcô" vei pra ler blogue. Assim vai acabar é "virano" "dotô" de tanto "lê".
-Calma, amado, estimado, idolatrado e tantos outros .... ados, leitor destas mal traçadas linhas. Nao se pode mais leeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrr nada? Mas voltanto à pauta,  vejam bem:
É por isso que este país não vai pra frente. Ocuparam 81 homens, eu disse homens? digo... digo... Ocupara 81 senadores para votar uma besteira destas... Já fizeram as contas de quanto custou isso? Multiplique, (Não sabe multiplicar? Quem mandou não estudar tabuada?) oitenta e um pelo salários dos mesmos mais todas os benefícios que eles recebem mais as falcatruas que acontecem por lá que você tem o valor. É o custo deste projeto para combater a ação de futuros marginais que frequentam escolas tavestidos de estudantes. Se eu fosse Ministro da Educação isso seria combatido a um custo bem menor.  Enviava para cada escola desta nação um chicote feito de couro crú. Sabe como é né? A palmatória é um recurso ultrapassado. É preciso modernizar também os métodos corretivos da indiciplina e atrofiar o mal antes que ele cresca e floresça.

Tenho dito... E sempre!!!

--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!
e-mail de Manuel de Jesus

ESTATÍSTICA DO BLOG

Visualizações de página de ontem 15/06/2011 - 966

15/06/2011

HUMORISTA SHAOLIN VOLTA PARA CASA

O humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, recebeu alta do Hospital das Clínicas, em São Paulo, mas ainda está em coma e seu estado de saúde permanece grave. Ele voltou para casa, em Campina Grande, interior da Paraíba, na madrugada desse sábado (11), e irá receber atendimento médico domiciliar.

Ele recebeu alta na última sexta-feira (10). Segundo o empresário do humorista, Ricardo Santos, a decisão dos médicos de transferi-lo foi tomada porque o seu estado de saúde já estava estabilizado. Os médicos acreditam que o contato com a família pode ajudar na sua recuperação.

Shaolin está em coma desde janeiro deste ano, quando sofreu um acidente automobilístico na BR-230, na Paraíba. O motorista de caminhão, Jobson Clemente Benício, de 23 anos, acusado de causar o acidente, foi indiciado por lesão corporal culposa e omissão de socorro. O acusado se defendeu dizendo que Shaolin teria invadido a faixa contrária sem reduzir a velocidade.

Fonte: Uol

A FRASE DO DIA

"Os livros nos dão conselhos que os amigos não se atreveriam a dar-nos." 

(Samuel Smiles)

CANDIDATOS TEM ATÉ DOMINGO PARA SE INSCREVER NO SISU

O Ministério da Educação abriu nesta quarta (15) o prazo para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona candidatos para a educação superior pública. Os candidatos devem ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2010 e ter obtido nota, mesmo que mínima, na redação. As inscrições estarão abertas até domingo (19) e serão realizadas em uma única etapa, através do site http://sisu.mec.gov.br.

Informações EPTV

ESTADO CONFIRMA ANTECIPAÇÃO DO 13º

Na rodada de negociação do dia 06 de junho de 2011, entre o Sindicato-APEOC e o Executivo (Governador, SEDUC e SEPLAG), o Sindicato-APEOC, dentre os pleitos apresentados, reivindicou a antecipação do 13º Salário dos professores e servidores. Na ocasião, o Governador disse que atenderia a reivindicação do Sindicato.

Em face do exposto, informamos à categoria que o pagamento da antecipação do 13º Salário será creditado no dia 22 de junho (próxima quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi). Portanto, confirmado para a próxima quarta-feira, o pagamento de 50% do décimo terceiro salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O restante será pago no começo de dezembro. Na semana seguinte à liberação da primeira parcela do 13° Salário, a Secretaria da Fazenda estará pagando também a folha salarial de junho, de acordo com o calendário anual (dia primeiro de julho).

Sindicato-APEOC

NOVOS RECURSOS DO GOOGLE

O Google apresentou nesta terça-feira (14) novos recursos para tornar seu sistema de busca via navegador mais fácil e rápido. Uma das novidades é a pesquisa por meio de voz.

O internauta verá um ícone de microfone que ao ser clicado permite ao usuário falar ao microfone ligado em seu PC o seu comando de busca. O sistema do Google reconhece a voz e faz a pesquisa. O recurso já estava disponível no aplicativo da companhia para celulares, mas em poucos dias poderá ser usado apenas no Google em inglês e no navegador Chrome.

O mesmo vale para outra funcionalidade. O Google também vai possibilitar pesquisas em seu navegador tendo como ponto de partida uma imagem.

Basta arrastar uma imagem e soltar no espaço em que se digita o termo da pesquisa para que o Google faça uma busca sobre o assunto da imagem. Também dá para selecionar uma imagem do computador ou copiar a URL (endereço) de uma foto que já se encontra na internet para ativar a busca.

Pelo celular

A empresa mudou nesta terça-feira (14) a busca por meio de navegadores de celular, que desde ontem, tem ícones rápidos que usam com a ajuda do GPS a localização do aparelho para mostrar restaurantes, cafés, bares, lojas, caixas eletrônicos e postos de gasolina mais próximos.

Fonte: R7

MANCHAS SOLARES DEVEM DESAPARECER EM 2020

Cientistas afirmam que o Sol está indo em direção a um período de calmaria fora do comum. Eles acreditam que serão os níveis mais baixos de atividades solares do século e que perto de 2020, a as manchas solares podem desaparecer por décadas.

As previsões se referem especificamente ao ciclo solar que começa em 2020. Antes disto, está previsto o próximo período de pico de atividade solar, em 2013.
Cientistas afirmam que o fato não é motivo de preocupação. Efeitos no campo magnético da Terra provocados pelo Sol são geralmente inofensivos, tendo como sinal mais óbvio de sua presença a aparição de auroras boreais, próximas dos Polos. No entanto, em casos extremos, podem provocar problemas de comunicação e nas transmissões de energia.

Efeitos de um Sol calmo são normalmente bons, tendo como resultado menos interrupções em satélites e sistemas de energia.

Três coisas ajudam a determinar quanto de energia das atividades do Sol é transferida para a magnetosfera da Terra por meio dos ventos solares: a velocidade do vento solar, a força do campo magnético fora da Terra (conhecida como campo magnético interplanetário) e para que direção ela está apontando. Um time que inclui Walter Gonzalez e Ezequiel Echer do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, examinou cada um destes componentes para chegar a tal conclusão. 
Fonte: iG

O FABRICADOR DE PREFEITOS


Sempre é bom lembrar pessoas que passaram por essa vida e fizeram história de alguma forma, e essa pessoa que iremos falar agora marcou a vida de muita gente no município de Coreaú, Francisco Cristino Moreira (o saudoso Chico da Bomba) foi um exemplo grande de humildade e popularidade no nosso município, pode e deve ter tido algumas falhas na sua administração porque sabemos que nem Deus agradou a todos, afinal ninguém é de ferro, mais Chico da Bomba ensinou a muita gente o que é de verdade ser o político do povão, aquele que era idolatrado a aonde chegava, que com certeza seria o mestre da política de Coreaú no cenário atual, o político e homem que todo cidadão sonha um dia ter do lado, como diziam sua própria música de campanha “Quando Chico era prefeito não se via pobre chorar”.

Chico da Bomba era sinônimo de Vitória, não somente na política mais em tudo que fez em toda a sua história. Infelizmente não tem como trazer o velho Chico novamente, mais se sabe que ficou toda a sua história vitoriosa e independente do que aconteça daqui pra frente, fazer história igual a ele é extremamente difícil. Aqui fica a nossa homenagem do blog e o relato de toda uma história verdadeira de sucesso na política Coreauense daquele que foi e com certeza é lembrado e sempre será assim por todos como o eterno “Fabricante de Prefeitos”.
Fonte: Coreeaú em Revista

VAMOS RIR!











e-mail de Rogério Cristino
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.