Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

07/03/2009

TELESCÓPIO KEPLER É LANÇADO NESTA MADRUGADA

Se não houver nenhum impedimento, a agência espacial americana, Nasa, deverá lançar ao espaço na tarde desta sexta-feira o primeiro telescópio caçador de planetas extrasolares. O lançamento será feito através de um poderoso foguete do tipo Delta II e está previsto para ocorrer às 00h49 de sábado pelo horário de Brasília a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida.
A missão do telescópio será a descoberta de planetas rochosos similares à Terra e que orbitem estrelas parecidas com nosso Sol. Um dos principais objetivos será detectar a presença de água em estado líquido, essencial para a formação da vida como a conhecemos.Batizado de Kepler, o telescópio foi projetado para detectar o escurecimento periódico de uma estrela, que ocorre sempre que um planeta passa à frente do disco luminoso. Para isso o equipamento conta com os mais sensíveis sensores luminosos até agora desenvolvidos, capazes de detectar variações luminosas menores que 20 partes por milhão. Para atingir esse nível de resolução os cientistas contarão com a maior câmera digital já colocada no espaço, com capacidade de 95 megapixels. "Se Kepler fosse apontado para uma pequena cidade na Terra durante a noite, seria capaz de detectar a diminuição de brilho provocada pela passagem de uma pessoa à frente de uma lanterna", disse James Fanson, diretor do projeto junto ao Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa.
Fonte: Apolo11.com

05/03/2009

UFA! FOI POR POUCO.

Um pequeno asteróide descoberto por um observatório no Arizona, Estados Unidos, passou próximo a atmosfera da Terra às 23h46 desta segunda-feira sem oferecer qualquer tipo de risco para os seres humanos, informa a agência AP. Cientistas da Universidade de Harvard informaram que o asteróide, com cerca de 1 m e 5 m de diâmetro, para os observadores foi por pouco. Já poroutro lado na sexta-feira, 13 de abril de 2029, o asteróide 2004 MN4 vai passar próximo à Terra, a uma distância de apenas 30.000km em relação ao solo - menos do que a distância a que pairam os satélites artificiais geosíncronos, que orbitam a 36.000km.
No momento de maior aproximação, o asteróide vai brilhar tanto quanto uma estrela de terceira grandeza, sendo plenamente visível a olho nu a partir da África, Europa e Ásia, mesmo para observadores em cidades iluminadas, segundo a NASA. Trata-se de um evento raro: a aproximação tão extrema de objetos cósmicos tão volumosos ocorre estatisticamente a cada 1000 anos, apenas.
Será uma sexta-feira 13 de sorte, pois o asteróide passará a uma distância tão curta sem causar danos ao planeta Terra. E nem sempre houve esta certeza: no final de 2004, pesquisadores do Programa de Objetos Próximos à Terra, da NASA, chegaram a calcular que havia uma chance de 1/60 de o 2004 MN4 colidir com a Terra nesta passagem de 2029.

Fonte: Poeira cósmica

UMA NOVA INVENÇÃO

Steve LeRoy é um cientista que desenvolveu um sistema capaz de captar e armazenar a energia de um raio. Para demonstrar sua idéia, Steve criou um modelo demonstrativo no qual ele induzia a formação de um tremendo arco voltaico a partir de uma bobina de alta tensão. O raio de laboratório foi capaz de manter funcionando uma lâmpada de 60 watts durante 20 minutos.
A pesquisa abriu uma porta significativa para a geração e utilização de energia limpa, vinda da natureza. Seguindo as dimensões do modelo e extrapolando as grandezas para as grandezas reais é possível estimar que uma tempestade comum do meio-oeste americano produza energia para manter todos os EUA funcionando por 20 minutos. Isso significa que um único raio, como este aí da foto é capaz de alimentar 30.000 casas por um dia inteiro. A pesquisa é super útil e vem em um bom momento histórico, quando a humanidade está consumindo energia elétrica como nunca consumiu antes.
No Brasil este tipo de tecnologia poderia ser uma fonte promissora de matriz energética, o que nos possibilitaria entre outras coisas exportar grandes quantidades de eletricidade. A explicação para isso é que o Brasil é o país do mundo em que mais se registram tempestades elétricas. Por ano, cerca de 60 milhões de raios atingem o territóriobrasileiro, estima o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), doInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É o dobro da incidência nosEstados Unidos, por exemplo. Cada descarga representa prejuízos variáveis para o setor de energia. Ao todo, os raios causam um prejuízo de US$1 bilhão anual à economia do Brasil, segundo o Elat.

04/03/2009

CAMOCIM TERÁ PARQUE EÓLICO

Sabe aqueles caminhões que transportavam todo aquele material enorme pela CE murilo Aguiar, passando inclusive por nossa Cidade, pois é, aquele material todo e para a construção de parque de geração energia eólica na praia de Camocim. acompanhe a matéria.
Praia em Camocim terá parque eólico até o fim do primeiro semestre do ano. O Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva Geradora de Energia Eólica (Proeólica), lançado pelo governo do estado do Ceará ano passado, que pretende a incentivar a indústria de geração eólica a se instalar no estado. Chega a Camocim (Praia de Formosa) mediante investimentos na área de infra-estrutura e política de incentivos. O Proeólica irá contemplar a construção de acesso aos empreendimentos de geração, obras viárias, de água, esgoto, energia e telefonia.

GRAVIDADE X GRAVIDADE

Telescópio Hubble registra violento duelo gravitacional entre galáxias - Cabo-de-guerra é um dos mais conhecidos jogos da corda e que envolve força. O objeto é puxar os componentes do grupo adversário através de uma corda ou cabo, fazendo com que o grupo adversário cruze a linha central. É uma brincadeira bem simples e praticamente todos já participaram alguma vez, principalmente quando crianças. O mais interessante é que no Universo o cabo de guerra também é disputado, mas as forças envolvidas são colossais.
Utilizando imagens do telescópio espacial Hubble, cientistas da Nasa e da Esa registraram o que batizaram de "cabo-de-guerra gravitacional", uma intensa demonstração de atração entre três galáxias e que poderá levá-las a se fundir em uma única e gigantesca entidade.O fenômeno ocorre há 100 milhões de anos-luz na constelação de Peixes e foi registrado pela Câmera Avançada de Pesquisa ACS (Advanced Camera for Surveys), a bordo telescópio espacial. A cena permitirá aos astrofísicos o estudo mais aprofundado da dinâmica da troca de gases entre os elementos.
Fonte: Apolo 11

01/03/2009

"CIÊNCIA NO BRASIL" É O TEMA DA SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

"Ciência no Brasil" é o tema central escolhido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009. O evento coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) se realizará entre os dias 19 e 25 de outubro O objetivo da Semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.Em 2009 o evento pretende ainda promover atividades relativas à ciência e tecnologia, divulgação e debates sobre o passado brasileiro de C&T, mostrando desta forma a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País.Em 2006 e 2007 o MCT fez uma pesquisa nacional que mostrou que 85% da população desconhece cientistas e instituições de pesquisa importantes. Assim, a Semana também buscará ampliar o conhecimento da população sobre os cientistas brasileiros, muitas mais conhecidos no Exterior do que no Brasil.No ano que vem também se comemora dois feitos importantes na área de ciência e tecnologia realizados por brasileiros: os 300 anos da construção do primeiro balão de ar quente pelo padre Bartolomeu de Gusmão, e o centenário da descoberta da doença de chagas, pelo médico sanitarista Carlos Chagas.O balanço parcial da Semana Nacional deste ano indica que foram realizadas cerca de 11 mil atividades, em 410 cidades, com a participação de mais de 2.500 instituições de ensino e pesquisa.
Veja o site da Semana: http://www.semanact.mct.gov.br
Fonte: FUNDEP
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.